Saúde

Efeitos cardiovasculares da reposição de testosterona é analisado por estudo

Estudo publicado na revista The Lancet Healthy Longevity mostra que a reposição de testosterona em curto a médio prazo não tem relação com problemas cardiovasculares

09 Jun 2022 - 15h00 | Atualizado em 09 Jun 2022 - 15h00
Efeitos cardiovasculares da reposição de testosterona é analisado por estudo Lorena Bueri

Nesta última quarta-feira (8), uma pesquisa publicada na revista The Lancet Healthy Longevity observou a possibilidade de riscos no tratamento de reposição de testosterona para o sistema cardiovascular masculino.

De acordo com a pesquisa, os homens que realizam a reposição de testosterona não estão sujeitos a um risco maior que outros homens que não realizam. Entretanto, ainda há algumas indagações a respeito do tratamento. Isso porque, segundo o estudo, havia algumas descobertas inconsistentes em pesquisas anteriores que se baseavam, em sua maioria, em dados agregados de ensaios clínicos, ao invés de dados individuais.

Por isso, os autores da pesquisa publicada nesta quarta feira utilizaram 35 ensaios clínicos dos quais 17 forneceram dados de participantes individuais e 18 agregados. Além disso, fizeram testes utilizando placebo, substância que não tem efeito no organismo e a testosterona, constatando que não houve alterações significativas para homens que receberam a reposição de testosterona.

O tratamento de reposição de testosterona é realizado, tanto em mulheres quanto homens, que apresentam hipogonadismo, ou seja, que tem um mau funcionamento das gônadas, ovários e testículos, respectivamente, gerando dificuldades de produção de determinados hormônios.

Além disso, o hipogonadismo pode causar problemas de fertilidade, perda de massa muscular e falta de energia.


Reposição de testosterona é indicado para homens que apresentam dificuldade de produção hormonal. (Foto: Reprodução/Dr. Ruimário)


No caso dos homens, o tratamento é feito com a reposição de testosterona que é o principal hormônio masculino.

“A prescrição de testosterona para hipogonadismo está aumentando globalmente, mas mensagens conflitantes sobre sua segurança podem ter levado muitos pacientes a não receberem o tratamento. Estudos em andamento devem ajudar a determinar a segurança a longo prazo da testosterona, mas, enquanto isso, nossos resultados fornecem a garantia necessária sobre sua segurança a curto e médio prazos”, afirmou a autora principal do estudo, Jemma Hudson, da Universidade de Aberdeen na Escócia.

A pesquisa reconheceu a segurança do tratamento, porém, ainda há uma limitação no estudo para se afirmar a segurança a longo prazo.

 

 

Foto Destaque: Tratamento de reposição de testosterona não é um fator de risco para o coração. Reprodução/Clínica Andrologia e Saúde Masculina

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo