Beleza

“Efeito elástico”: especialistas dão dicas para tratamentos que podem ser feitos em casa

O excesso de produtos químicos sem tomar os devidos cuidados podem levar os fios ao efeito elástico. Por isso, veja algumas recomendações e tratamentos caseiros para o cuidado dos fios.

17 Out 2022 - 14h30 | Atualizado em 17 Out 2022 - 14h30
“Efeito elástico”: especialistas dão dicas para tratamentos que podem ser feitos em casa Lorena Bueri

O pesadelo de muitas mulheres ao longo dos anos é o famoso cabelo elástico. O efeito “borracha” no cabelo ocorre após abusar em produtos químicos nos fios, sem tomar os devidos cuidados pré e pós-procedimentos e quando não damos um intervalo de tempo correto entre esses procedimentos, ou a mistura entre químicas incompatíveis.


Fios danificados (Foto:Reprodução/LorealParis)


"O fio capilar perde os nutrientes, perde a queratina e perde massa capilar em um choque de químixas. Ele vai ficando cada vez mais fino, com as cutículas abertas, sem sustentação, sem nutrientes e sem assa. Dessa forma, ele não consegue suportar imactos e puxões, mesmo que leves, e vem a ficar elástico ou quebrar", relada a especialista Crsitiane Moreira. 

Uma das maiores dúvidas entre esse assunto é a possibilidade de recuperação dos fios. A especialista Cristiane Moreira afirma que é sim possível, mas para isso você vai precisar interromper todos os procedimentos químicos, fazer um cronograma capilar com nutrições e hidratações constantes.

Cristiane afirma que esse cronograma vai recuperar os nutrientes perdidos do seu cabelo, como a queratina, os lipídios e a água. “É ideal que seja feita uma reconstrução e uma reposição de massa capilar. Para garantir a efetividade do seu ciclo de reconstrução, sempre lave os cabelos com um shampoo anti-resíduos. Ele vai abrir as cutículas do cabelo para fazer uma hidratação e nutrição de forma profunda”, afirma Cristiane.


Processo de reconstrução dos fios (Foto:Reprodução/Pinterest)


A funcionalidade do cronograma capilar vai depender da intensidade do seu dano. “Se seus fios estiverem em estado crítico, a recomendação é que a reconstrução seja feita uma vez por semana, juntamente com hidratação e nutrição”, diz Cristiane.

Ingredientes naturais são muito eficientes e ajudam a acelerar o processo de restauração; um deles é o vinagre de maçã. Tiago Azevedo, cabeleireiro e especialista, passa 5 dicas fácies no canal Grampo Certo para recuperar os fios emborrachados.


Reprodução video YouTube


Durante esse processo é importante evitar o uso de chapinha, secador e babyliss. Essas ferramentas emitem altas temperaturas que podem causar danos e favorecer a perda de massa capilar. Caso tenha uma necessidade inevitável, como uma ida a um evento, a especialista indica o uso de um bom protetor térmico antes de usar, para diminuir os danos.

Foto Destaque: Cabelo danificado:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo