Cinema/TV

‘Eduardo e Mônica’: com delicadeza, filme é uma carta aberta sobre amor e aceitação

Em entrevista ao Fantástico, transmitida no último domingo (02), Gabriel Leone, Alice Braga e René Sampaio conversaram sobre o longa 'Eduardo e Mônica', que tem data de estreia prevista para o próximo dia 20.

03 Jan 2022 - 22h41 | Atualizado em 03 Jan 2022 - 22h41
‘Eduardo e Mônica’: com delicadeza, filme é uma carta aberta sobre amor e aceitação Lorena Bueri

Em entrevista ao ‘Fantástico’, exibido no último domingo (02), Alice Braga, Gabriel Leone e René Sampaio conversaram um pouco mais sobre o filme “Eduardo e Mônica”, rodado em 2018 e previsto para ser lançado em 20 de janeiro nos cinemas de todo o país, após adiamentos sequenciais em decorrência da pandemia do Coronavírus.

Inspirado em uma canção considerada um patrimônio da música brasileira, “Eduardo e Mônica”, de Legião Urbana, o filme homônimo traz rostos para o casal, há anos, íntimo do Brasil, Eduardo e Mônica, com Gabriel Leone e Alice Braga. Ele, com 16 anos e prestes a prestar vestibular, gostava de novela e jogava futebol-de-botão com seu avô, fazia cursinho de inglês. Já ela, universitária de medicina, gostava de Bandeira e do Bauhaus, de Van Gogh e dos Mutantes, de Caetano e de Rimbaud, falava alemão. As tantas diferenças presentes na música, que poderiam afastar os dois, só serviram para mais uni-los.


Assista ao trailer de "Eduardo e Mônica". (Reprodução/YouTube)


Dois lados da moeda, Alice fica com "quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?", já Leone, questiona o contrário: "quem um dia irá dizer que não existe razão?" “Eduardo e Mônica” foi um encontro inédito entre os atores, que nunca tinham contracenado.

"Nosso encontro foi super especial, como é no filme também. O encontro de duas pessoas que se amam, que se admiram, que se respeitam. Tinha o desafio, tinha a responsabilidade de finalmente fazer esse personagem. Ao mesmo tempo, foi um processo maravilhoso.", começou o jovem veterano de 28 anos, Gabriel Leone.

"Quando me convidaram para fazer esse projeto, a primeira sensação foi de honra, de animação por poder dar vida a uma coisa que é tão parte da nossa cultura, da nossa música brasileira.", disse Alice.

Além da influência direta com a faixa de Legião, de quem Gabriel é muito fã, o contexto de Brasília nos anos 80 é o cenário que banha e faz parte da produção. O diretor do longa, René Sampaio, que também dirigiu “Faroeste Caboclo” e que viveu em meio ao contexto citado, falou um pouco sobre a forma em que isso se apresenta na trama:

Filme ‘Eduardo e Mônica’ ganha data de estreia para 2022

Euphoria: veja as novidades da segunda temporada

‘Faustão na Band’ tem data de estreia definida


“Tem muito da minha história pessoal, também, de ser de Brasília. Em 1986, eu estava lá. Eu era um pouco mais novo do que o Eduardo, então acho que a gente fez um mix muito interessante, que traz muito a época, o contexto social e político. O Brasil saindo da ditadura, entrando na democracia. Como essa discussão é pertinente hoje, também entrou para o filme, assim como as liberdades individuais.”

Para Braga, o filme mostra que as pessoas devem lutar por suas próprias convicções de amor: “Eu realmente espero que as pessoas se inspirem no amor. A gente tá vivendo, no mundo e no Brasil, muito ódio, muita divisão, agressividade, celebração à morte. E eu acho que a gente tem que lutar com amor. e realmente espero que o filme traga essa mensagem, de respeitar as diferenças, crescer, se inspirar no amor. E eu acho que essa é uma mensagem tão bonita que o filme traz.”

Gravado em ano de eleição, 2018, quando Gabriel tinha seus 25 para 26 anos e Alice, 35, a estreia da trama, que era originalmente prevista para o ano de 2020, foi sendo adiada e jogada para datas mais a frente, até chegar em 20 de janeiro de 2022, também ano de eleições presidenciais.

Foto destaque: Gabriel Leone e Alice Braga como Eduardo e Mônica. Reprodução/Globo Filmes

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo