Notícias

Editora-chefe é demitida por utilizar IA em falsa entrevista com Schumacher

Família do ex-piloto da Fórmula 1 pretende processar a revista alemã Die Aktuelle por publicação de diálogo fictício, resultado de uma interação com a Inteligência Artificial.

23 Abr 2023 - 12h24 | Atualizado em 23 Abr 2023 - 12h24
Editora-chefe é demitida por utilizar IA em falsa entrevista com Schumacher Lorena Bueri

Uma entrevista fictícia com Michael Schumacher, ex-piloto da Fórmula 1, foi publicada na revista Die Aktuelle e resultou na demissão da editora-chefe Anne Hoffmann. A família de Schumacher quer processar o veículo alemão pelo o ocorrido, pois o material é resultado de um diálogo com a Inteligência Artificial (IA), de acordo com a agência de notícias Associated Press.

Além da falsa interação, o tabloide estampou a imagem do ex-piloto na capa da edição, acompanhado da frase “parece enganosamente real” posicionada fora do título. O esclarecimento sobre os recursos da IA na produção só foi publicado após divulgações sensasionalistas acontecerem. Sobre o caso, a gerente da revista disse o seguinte:

“Esse artigo enganoso e desagradável nunca deveria ter sido publicado. De forma alguma atende aos padrões jornalísticos que nós e nossos leitores esperamos.”, afirmou Bianca Polmman.


Shumacher na capa da revista Die Aktuelle (Foto: Divulgação/Poder 360)


Schumacher se aposentou em 2012 e está fora das pistas por definitivo desde dezembro de 2013, quando sofreu um grave acidente enquanto esquiava nos Alpes franceses e que o deixou em um suposto estado vegetativo. Na ocasião, o piloto sofreu uma queda, bateu a cabeça em uma pedra e foi hospitalizado.

Após ficar seis meses em coma na França, o ex-piloto retornou para casa, na Suíça, e segue a vida com a privacidade preservada pela família, que mantém o público e a mídia sem informações sobre a condição de sua saúde. Em documentário lançado pela Netflix em 2021, sua esposa comentou sobre essa decisão: "É muito importante para mim que ele continue a desfrutar de sua vida privada o máximo possível. O Michael sempre nos protegeu e agora somos nós que protegemos o Michael", disse Corinna Schumacher.


Micheal Schumacher esquiando (Foto: Ercola Colombo/R7)


Não é a primeira vez que a família Schumacher é alvo do sensasionalismo da Die Aktuelle. Em 2014, a revista publicou uma foto de Michael e sua esposa na capa, acompanhado da palavra "Acordado", enquanto o assunto em questão fazia referência às pessoas que já tinham acordado de um coma no passado, segundo publicação da ESPN UK.

Ao longo da sua carreira, Michael Schumacher venceu 91 corridas e conquistou sete títulos mundiais da F1 — principal categoria de corrida automobilística, na qual Lewis Hamilton possui o mesmo número de títulos atualmente.

Foto Destaque: Capa da revista Die Aktuelle; Michael Schumacher - Fotos: Reprodução/Twitter; Divulgação/Autoracing

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo