Esportes

Edenilson presta queixa de injúria racial à Polícia Civil contra Rafael Ramos

Em partida entre Internacional e Corinthians, Edenilson acusa Rafael Ramos de injúria racial. Ramos é preso em flagrante e liberado após pagamento de fiança.

15 Mai 2022 - 09h30 | Atualizado em 15 Mai 2022 - 09h30
Edenilson presta queixa de injúria racial à Polícia Civil contra Rafael Ramos Lorena Bueri

Internacional e Corinthians jogavam no último sábado (14) a sexta rodada do Campeonato Brasileiro no estádio Beira-Rio, Porto Alegre, quando a partida foi interrompida aos 30 minutos do segundo tempo. O jogo foi paralisado após desentendimento entre Rafael Ramos e Edenilson que, em seguida, se dirigiu ao árbitro, Bráulio da Silva Machado.

Rafael foi substituído e saiu sem dar declarações, assim como Edenilson. A confirmação da acusação de racismo foi dada por Jô, atacante do Corinthians, ao Premiere: "Ele (Edenilson) acusou o Rafa de racismo, mas o Rafa diz que não disse. Eu não sei qual foi a palavra, mas o Rafa diz que não teve ofensa racista".

Após o jogo, a informação que se tem é que Edenilson teria ouvido Rafael usar o termo de cunho racista "macaco" se referindo ao meia do Inter. Ainda na mesma declaração, Jô declarou: "Parecia (com o termo racista "macaco"), mas a gente não tem certeza. A gente também não pode acusar alguém se a gente não tem a certeza."



Após o jogo, às 22h09, O Internacional confirmou em nota que Edmilson havia prestado queixa e dado depoimento à Polícia Civil. Além disso, o clube se manifestou nas redes sociais lamentando o fato e apoiando Ednilson.



Edenilson também se pronunciou pelas redes sociais acerca do ocorrido.



"Boa noite, pessoal. Passando aqui apenas para me pronunciar. Eu sei o que ouvi. Realmente eu não reagi provavelmente da forma que deveria, pois foi a primeira vez que isso aconteceu comigo e me incomoda o fato de ficar chamando atenção de outra forma que não seja jogando futebol (quem me conhece sabe)", iniciou o jogador colorado.

"Ser xingado pelo tom da minha pele, minha reação foi a de não paralisar a partida, pois o jogo estava bom e ao mesmo tempo eu não queria que tomasse a proporção que tomou justamente por nunca ter passado por isso. Eu procurei o atleta para que ele assumisse e me pedisse desculpas, afinal todos erramos e temos o direito de admitir, no meu modo de ver as coisas. Mas o mesmo continuou a dizer que eu havia entendido errado. Eu não entendi errado", continuou.

"O procurei pelo respeito que tenho por alguns integrantes do Corinthians, e para que ele pudesse ter uma chance de se redimir. Pois independente da nossa cor, o caráter sempre falará mais alto. Enfim, peço desculpas por não estar preparado para reagir a algo desse tipo", finalizou Edenilson.

Rafael Ramos foi preso em flagrante por injúria Racial e foi liberado após pagamento de fiança estipulado em R$ 10 mil. 

O delegado responsável pelo caso, Carlo Vitarelli, confirmou que Rafael responderá pelo crime em liberdade e ressaltou: "Ele foi preso. Ele cometeu um crime de injúria racial. Ele foi preso, mas é um crime afiançável. Como ele pagou a fiança, ainda nesta noite, ele vai responder em liberdade."

Segundo o atleta português, tudo não passou de um mal entendido: "Estou de cabeça limpa para explicar aquilo que aconteceu. Foi puramente um mal entendido entre mim e o Edenílson. No final do jogo, tivemos uma conversa tranquila, expliquei o que tinha acontecido, ele explicou o que tinha entendido, que não é verdade. Expliquei a verdade, tivemos uma conversa tranquila. Ele mostrou receio de se passar por mentiroso, e expliquei para ele que ele não é um mentiroso, apenas entendeu as palavras, entendeu errado aquilo que eu falei. Foi isso, apertamos a mão e desejei boa sorte."

Após a prisão de Rafael Ramos, o Corinthians também se pronunciou em nota: "O Corinthians reafirma que, coerente com seus 111 anos de história, repudia e não compactua com o racismo. O atleta Rafael Ramos foi ouvido pelo clube e deu versão diferente do incidente no Beira-Rio, durante a partida contra o Internacional pelo Brasileirão 2022. Logo depois, seguro de que não proferiu injúria racial, fez questão de se explicar a Edenilson, no vestiário do Internacional. Em decorrência da denúncia feita pelo atleta colorado, a lei obriga que se trate o caso como flagrante, seguido de detenção. O pagamento de fiança não implica admissão de culpa, permitindo ao atleta que se defenda em liberdade no inquérito. Clube e atleta continuarão a colaborar com as autoridades, certos de que tudo será esclarecido o mais rapidamente possível."

O árbitro registrou o ocorrido na súmula, explicitando ambas as versões, de Edenilson e Ramos, acerca do que teria sido dito.

 

 

Foto Destaque: Rafael Ramos e Edenilson na partida do Beira-Rio. (Foto: Ricardo Rimoli / Lancepress!)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo