Notícias

Eclipse lunar acontece na madrugada desta segunda-feira (16)

O fenômeno raro, “Lua de sangue” envolve o alinhamento entre Sol, Terra e Lua, e poderá ser visto de todas as regiões do Brasil com duração aproximada de 1h50.

15 Mai 2022 - 14h07 | Atualizado em 15 Mai 2022 - 14h07
Eclipse lunar acontece na madrugada desta segunda-feira (16) Lorena Bueri

O eclipse lunar acontece na madrugada deste domingo (15) e segunda-feira. O alinhamento entre Sol, Terra e Lua poderá ser visto por boa parte da Europa e Américas. No Brasil o fenômeno iniciará por volta das 23h e o eclipse total é previsto para acontecer à 00h30 e seu auge será por volta das 1h11, com duração de até 1h50. 

A Lua ficará no ponto mais próximo da Terra que sua órbita permite, com isso o satélite natural irá ficar com aparência bem maior que a usual, o que facilita para quem tiver uma câmera com zoom e quiser tirar fotos da Lua com maior qualidade. Nosso planeta irá cobrir a Lua em relação ao Sol e a luz solar será refletida pela atmosfera terrestre para a Lua, dessa forma ela ficará com aspecto vermelho, conhecida por “Lua de Sangue”. 


Transição do Eclipse lunar. ( Vídeo: Reprodução/ @NASA Twitter)


De acordo com astrônomos o fenômeno será um acontecimento raro, visto que os eclipses parciais acontecem com mais frequência. Outro eclipse total acontecerá ainda em 2022 mas não será muito bem observável do Brasil. Após esse, o próximo eclipse lunar completo acontece no Brasil apenas em março de 2025.

Para observar o fenômeno não é preciso de nenhum aparelho específico, o eclipse poderá ser visto de todas as regiões do Brasil, mas utilizar telescópios e lunetas irá realçar a cor vermelha do satélite natural.

 

Clima 

De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, com a chegada da frente fria o céu poderá ficar nublado em regiões de norte a sul do país, o que pode dificultar a visão do fenômeno

 

Transmissão do fenômeno

A NASA fará transmissão do eclipse lunar em diversas regiões dos EUA e outros países por seu canal no Youtube e outros canais de observatórios no Youtube: Alabama, Arizona, Geórgia, Nova York, Carolina do Sul (EUA), Roma (Itália), Iturrieta (Espanha), Sudbury (Canadá) e Santiago (Chile).


Transmissão do eclipse lunar pela NASA (Vídeo: Reprodução/ NASA - Youtube)


No Brasil, o fenômeno será transmitido pelo Observatório Nacional e OARU - Observatório Astronômico Rei do Rei do Universo

Para mais acessar mais transmissões do eclipse lunar, clique aqui.

 

Foto destaque: Reprodução/ NASA

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo