Notícias

EUA tem primeira baixa de PIB desde o começo da pandemia

A economia dos EUA encolheu 1,5% no primeiro trimestre de 2022 em termos anualizados, o mercado previa alta do PIB dos EUA na casa de 1% no trimestre. O banco central dos EUA aumentou sua taxa de juros em 25 pontos em março.

28 Abr 2022 - 15h30 | Atualizado em 28 Abr 2022 - 15h30
 EUA tem primeira baixa de PIB desde o começo da pandemia  Lorena Bueri

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou inesperada contração de 1,5% no primeiro trimestre deste ano em termos anualizados, afirmou o escritório oficial de estatísticas (BEA) do departamento de comércio do país nesta quinta-feira (28). Essa foi a primeira queda trimestral do indicador desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), em 2020, gerando a pior expectativa do mercado.

Este foi a primeira queda desde a recessão do início da pandemia há quase dois anos atrás. Confira gráfico abaixo:


Pesquisas em relação ao trimestre anterior; dados anualizados. (Reprodução: G1) 


Os números são da primeira leitura do dado, divulgada nesta quinta-feira (28), pelo Departamento do Comércio americano. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam alta de 1,2%. O resultado representa um drástico enfraquecimento em relação ao crescimento anualizado de 7,0% nos três últimos meses de 2021. O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 7,1% entre janeiro e março. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 5,5% no mesmo intervalo.

Segundo o órgão do governo americano, no primeiro trimestre a maior economia do planeta foi afetada pelo aumento no número de casos de coronavírus, em meio à disseminação da variante Ômicron. Os EUA utilizam uma metodologia diferente da feita pela maioria dos países para a divulgação do PIB trimestral. No Brasil, por exemplo, o IBGE divulga o crescimento trimestral em relação ao trimestre imediatamente anterior e em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a taxa anualizada significa a variação do PIB se esse percentual de crescimento ou queda fosse mantida por um ano inteiro.

"São taxas dessazonalizadas e anualizadas (SAAR), ou seja, dizer que caiu 1,5% no trimestre contra o trimestre anterior implica dizer uma queda de 0,37%. Nos EUA, eles simplesmente pegam a variação trimestral e multiplicam por 4, ou seja 1,5% dividido por 4 é 0,37%", explica o economista da Necton, André Perfeito.

 

Foto Destaque: Supermercado na Pensilvânia. Reprodução: enxame/Hannah Beier/Bloomberg

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo