Saúde

EUA registra o primeiro caso em humanos de gripe aviária H5N1

Nesta quinta-feira (28), os Estados Unidos registrou o primeiro caso de humanos com gripe H5N1, segundo a CDC o paciente relatou fadiga durante alguns dias, mas se encontra bem e está fazendo tratamento com antivirais.

29 Abr 2022 - 14h24 | Atualizado em 29 Abr 2022 - 14h24
EUA registra o primeiro caso em humanos de gripe aviária H5N1 Lorena Bueri

Foi registrado nos Estados Unidos o primeiro caso de humano conhecido de gripe aviária H5 no Colorado, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nesta quinta-feira (28).

O paciente testou positivo para o vírus da gripe aviária A (H5) e estaria envolvida no abate de aves o que se presume terem contraído a gripe aviária H5N1, disse o CDC em seu comunicado. Este caso não altera a avaliação de risco humano para o público em geral, que o CDC considera baixa”, acrescentou a agência.

O paciente relatou fadiga durante uns dias como o único sintoma mas depois se recuperou, informou a CDC, que ainda acrescentou que a pessoa se encontra isolada e está fazendo o tratamento com o medicamento antiviral oseltamivir.


Fachada do laboratório CDC (Foto: Reprodução/Divulgação)


O CDC rastreou a saúde de mais de 2.500 pessoas com exposição a aves infectadas pelo vírus H5N1 e este é o único caso encontrado até o momento. Outras pessoas envolvidas na operação de abate no Colorado testaram negativo para infecção pelo vírus H5, mas estão sendo testadas novamente com muita cautela”, disse à agência.

Apenas nos Estados Unidos são ao todo 637 casos de gripe aviária (H5N1) em pássaros selvagens em 31 estados do país. De acordo com as informações do CDC norte-americano, até o dia 19 de abril ainda não haviam tido registros de casos da gripe em humanos no país.

Ainda foram identificados mais de 28,5 milhões de casos nas aves domésticas, como galinhas, estão em 29 estados. Ao todo foram reportados 203 surtos, em 123 condados dos Estados Unidos.

De acordo com o CDC, o vírus da gripe aviária tem uma alta capacidade de infecção entre ao aves e vem sendo detectado em espécies aquáticas selvagens, aves de criação comercial e rebanhos individuais desde janeiro deste ano. Segundo o órgão, estas são as primeiras detecções no país desde 2016.

 

Foto destaque: Galinha fazendo teste para gripe aviária. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo