Saúde

EUA limita o uso da vacina da Janssen devido a casos raros de trombose no país

Segundo a FDA ao ser ministrada a vacina na pessoa, pode gerar um caso de trombose rara chamada de trombocitopenia. A recomendação é que as pessoas optem pelas vacinas da Pfizer e Moderna.

06 Mai 2022 - 12h54 | Atualizado em 06 Mai 2022 - 12h54
EUA limita o uso da vacina da Janssen devido a casos raros de trombose no país Lorena Bueri

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA, sigla em inglês) dos EUA disse nesta quinta-feira (05) que vai limitar o uso da vacina da Janssen contra a Covid-19 em adultos devido ao risco de uma síndrome rara de coagulação sanguínea. O imunizante é aplicado em adultos maiores de 18 anos nos EUA, e é uma das três vacinas contra a Covid-19 liberados no país.

Reconhecemos que a vacina Janssen ainda tem um papel na atual resposta à pandemia nos Estados Unidos e em toda a comunidade global. Nossa ação reflete nossa análise atualizada do risco de TTS após a administração desta vacina e limita o uso da vacina a certos indivíduos”, contou Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA.


Lotes da vacina Janssen (Foto: Reprodução/Divulgação)


A agência contou que o imunizante pode ser administrado em casos quando as vacinas contra a Covid-19 autorizadas e as aprovadas não estiverem acessíveis para a população ou quando a pessoa que será vacinada não quiser tomar os outros dois imunizantes.

Segundo a rede de TV CNN, a FDA teria confirmado cerca de 60 casos raros da síndrome de trombocitopenia, depois de aplicar a vacina Janssen, incluindo 9 mortes. O que equivale a 3 casos por milhão de doses aplicadas.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, em dezembro, tinham recomendado aos americanos que optassem por receber a vacina da Pfizer e da Moderna - ambas usam a tecnologia mRNA – em vez da vacina da Janssen devido aos casos raros de coagulação do sangue.

São cerca de 18,7 milhões de americanos que já tomaram a vacina da Janssen contra a Covid se comparado a 217,5 milhões de pessoas que receberam vacina da Moderna e 340,6 milhões que receberam a da Pfizer, segundo o CDC.

A empresa Johnson & Johnson, responsável pela fabricação da Janssen, não respondeu aos comentários feitos pela agencia de notícias Reuters.

 

Foto destaque: Pessoa ministrando a vacina da Janssen. Robyn Beck/AFP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo