Saúde

EUA investigam ligação entre Hepatite A e Morango.

A FDA (Federal Drug Administration) que é o órgão federal do EUA, que faz o controle alimentar, investigam a possibilidade de ligação entre Hepatite A e morango.

31 Mai 2022 - 10h23 | Atualizado em 31 Mai 2022 - 10h23
EUA investigam ligação entre Hepatite A e Morango.  Lorena Bueri

Dezessete casos de hepatite foram identificados nos EUA e no Canadá, uma análise foi feita, e o rastreamento que mostrou que os pacientes comeram morango. Contudo, as autoridades informam que mais produtos podem ser investigados. As pessoas ficaram doentes entre os dias 28 de março e 30 de abril.

“Se você não tiver certeza de qual marca, comprou, quando comprou seus morangos ou de onde os comprou antes de congelá-los, essas frutas devem ser jogadas fora”, alertou a FDA.

Os morangos foram distribuídos nos EUA e vendido em vários varejistas, incluindo Aldi, HEB, Kroger, Safeway, Sprouts Farmers Market, Trader Joe’s, Walmart, Weis Markets e Winco Foods.


Foto: Hepatite (Reprodução/G1)


Mas o que é Hepatite A?

É uma doença infecciosa, que é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada ou através de alimentos contaminados. Esse vírus pode sobreviver por até 4 horas nas mãos e nos dedos e a temperaturas de até 20°C negativos.

A hepatite A pode ser sintomática ou assintomática. Durante o período de incubação, que leva em média de duas a seis semanas, os sintomas não se manifestam, mas a pessoa infectada já pode infectar outras pessoas. A minoria apresenta os sintomas clássicos da infecção: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito.

Há duas vacinas contra Hepatite A. Uma deve ser aplicada em duas doses com intervalo de seis meses; a outra, em três doses distribuídas também nesses seis meses. A vacina não faz parte do programa oficial de vacinação do Ministério da Saúde, mas deve ser administrada a partir do primeiro ano de vida.

Não existe tratamento específico para Hepatite A, nem tratamentos terapêuticos. Apenas seguir as recomendações médicas para melhor cuidar. Existem algumas recomendações para evitar a transmissão da Hepatite A e são ela:

  • Evitar alimentos e bebidas que não se sabe a procedência e nem como foram preparados.
  • Ostras e mariscos são grandes transmissores de Hepatite A (Quando é ingerido cru).
  • Lavar as mãos sempre.
  • Verificar os instrumentos de uso para fazer unha.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas durante a fase aguda da doença.

Foto destaque: Sintomas sobre Hepatite A (Reprodução/ Dr. Drauzio Varella)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo