Money

EUA devem escapar de uma recessão econômica, segundo Morgan Stanley

Segundo relatório dos analistas da Morgan Stanley, empresa global de serviços financeiros, os Estados Unidos devem ter sorte maior que a Europa e contornar recessão em 2023.

14 Nov 2022 - 22h00 | Atualizado em 14 Nov 2022 - 22h00
EUA devem escapar de uma recessão econômica, segundo Morgan Stanley Lorena Bueri

O Reino Unido e todas as zonas do euro não devem fugir, e suas economias provavelmente irão entrar em recessão em 2023, segundo a empresa global de serviços financeiros Morgan Stanley. No entanto, o que antes era dado como iminente, pode acabar tendo um final feliz para os Estados Unidos, que podem escapar por pouco devido ao trabalho resiliente de mercado.


Economia americana deve ter sorte maior que a europeia. (Foto: Reprodução/ Twitter)


"A economia dos Estados Unidos apenas contorna a recessão em 2023, mas o pouso não parece tão suave conforme o crescimento do emprego diminui significativamente e a taxa de desemprego continua a aumentar", disse o relatório da Morgan, que prevê uma expansão de 0,5% no próximo ano. Ou seja, mesmo podendo contornar a recessão, o cenário da economia americana ainda preocupa.

Para conter a inflação alta, os bancos centrais de todo o mundo elevaram as taxas de juros de 2022. Sendo assim, a Morgan Stanley previu que, nos Estados Unidos, o Federal Reserve vai manter os custos dos altos empréstimos em 2023, por conta do aumento geral dos preços de bens e serviços continuar forte após o pico, que ocorreu no quarto trimestre deste ano.

"O efeito cumulativo de uma política monetária rígida em 2023 se estende até 2024, resultando em dois anos muito fracos", disse o relatório sobre a economia global, incluindo a norte-americana. No próximo ano, a Morgan Stanley prevê uma divisão forte entre as nações com economias desenvolvidas que estarão "em recessão ou próximas à recessão" e as economias emergentes que "se recuperam modestamente". O levantamento ainda conta que deve permanecer difícil uma recuperação global.


Economia chinesa tem previsão de recuperação após reabertura. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Entretanto, a economia da China deve vivenciar uma recuperação por causa de reabertura esperada após quase três anos de restrições de combate à Covid-19. A reabilitação também deve se estender em outros mercados asiáticos emergentes, de acordo com os analistas do banco de investimento em relatórios publicados no último domingo (13).

"Os riscos estão no lado negativo", segundo os levantamentos da Morgan Stanley, que projetaram um crescimento de 2,2% na economia global no próximo ano. Essa projeção é menor que a última estimativa, que previa o aumento de 2,7% do Fundo Monetário Internacional. Também globalmente, o ápice da inflação deverá ocorrer no atual trimestre segundo os analistas.

Foto destaque: Recessão econômica dos Estados Unidos pode ser contornada. Reprodução/ Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo