Notícias

EUA: Apple e Google são solicitadas a retirarem TikTok das app stores

Membro da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos solicitou que Apple e Google removam o TikTok de suas lojas de aplicativos, sob o argumento de suposta violação de políticas de privacidade.

30 Jun 2022 - 11h53 | Atualizado em 30 Jun 2022 - 11h53
EUA: Apple e Google são solicitadas a retirarem TikTok das app stores  Lorena Bueri

Um membro da Comissão Federal de Comunicações (FCC – sigla em inglês) dos Estados Unidos, Brendan Carr, pediu a Apple (APPL34) e a Alphabet (GOOGL34), dona do Google, que retirem o TikTok de suas lojas de aplicativos no país.

Nesta terça-feira (28), o comissário Brendan Carr divulgou no Twitter as cartas que ele enviou aos CEOs da Apple e da Alphabet, na qual ele pede que removam o TikTok da App Store e da Play Store, com a alegação de que o app chinês da ByteDance supostamente viola as políticas de privacidade dessas empresas.


"O TikTok não é apenas mais um aplicativo de vídeo. Essa é a roupa da ovelha. Ele coleta faixas de dados confidenciais que novos relatórios mostram que estão sendo acessados em Pequim. Chamei @Apple e @Google para remover o TikTok de suas lojas de aplicativos por seu padrão de práticas de dados clandestinos." (Reprodução/Twitter)


Na carta, o comissário chamou o TikTok de “uma ferramenta de vigilância sofisticada que coleta grandes quantidades de dados pessoais e confidenciais”.

Em sua publicação, Carr afirmou ainda que “o TikTok não vê apenas seus usuários dançando vídeos”, mas que também “coleta históricos de pesquisa e navegação, padrões de pressionamento de tecla, identificadores biométricos, rascunhos de mensagens e metadados, além de coletar textos, imagens e vídeos armazenados na área de transferência de um dispositivo”.

Brendan Carr afirma que o aplicativo de vídeos curtos apresenta um “risco a segurança nacional” por acessar, em Pequim – na China, dados privados de usuários americanos.

A carta do comissário Carr cita uma matéria publicada pela BuzzFeed News em 17 de junho que revelou áudios e declarações que indicam que funcionários do TikTok na China acessavam, com frequência, dados de usuários americanos, contrariando a afirmação da empresa de que os dados não saiam dos EUA.

Desde a presidência de Donald Trump, o TikTok vem sofrendo pressão dos Estados Unidos sob acusações de espionagem. Mas os esforços anteriores do governo para banir o app foram contestados no tribunal.

A carta do comissário Brendan Carr salienta que, se a Alphabet e a Apple decidirem não remover o TikTok de suas lojas de aplicativos, deverão fornecer suas declarações para a FCC até o dia 8 de julho.

Contudo, não é certo que a petição de Carr terá sucesso.

TikTok, Alphabet e Apple ainda não se manifestaram sobre a solicitação da Comissão.

 

Foto Destaque: Apple e Google são solicitadas a retirarem TikTok das app stores. Reprodução/AP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo