Notícias

ENEM 2022: recomendações para os vestibulandos

Saiba quais são as recomendações de profissionais para uma boa prova do Enem. Atente-se também aos lembretes para o dia do vestibular, como horários e locais de prova.

12 Nov 2022 - 16h34 | Atualizado em 12 Nov 2022 - 16h34
ENEM 2022: recomendações para os vestibulandos  Lorena Bueri

Neste domingo (13), acontecerá o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A dica que antecede a prova é descansar. Profissionais indicam que a melhor recomendação para um dia produtivo, é largar os estudos de véspera e ficar descansado para a avaliação.

O primeiro dia da prova é composto por 45 questões de linguagens (sendo essas, 40 da língua portuguesa e as demais de inglês ou espanhol, dependendo da escolha do vestibulando), 45 questões de ciências humanas e a redação

Em 2022, registraram quase 3,4 milhões de candidatos inscritos em toda região do país. O gabarito extraoficial das questões, junto a correção da prova ao vivo por professores do Anglo, serão transmitidas pelo G1.


minhas recomendações de caneta pro ENEM pic.twitter.com/Oxg2864DWG

— ʙᴇʟ ⁷ ♡ (@angelhoseokah) November 8, 2022 ">

Recomendações para canetas no ENEM. (Reprodução/Twitter)


Coordenador do Cursinho Popular de Valinhos, Pedro Marinho, deixa algumas dicas: “É esperado que o aluno já tenha estudado o que tinha para estudar. Então, agora é hora de descansar, abstrair um pouco. Ele pode usar o dia para separar os documentos, preparar o lanche que vai levar no dia, conferir a previsão do tempo, rever a rota até a escola, conferir se as canetas pretas estão riscando, coisas assim.”

Outra valiosa recomendação é a noite de sono boa, extremamente importante. “O aluno também deve dormir bem na véspera da prova. Um aluno descansado tem mais chances de se sair melhor do que aquele que virou a noite revisando conteúdo”, completa Pedro.

Segundo nutricionista Ana Paula Carneiro, do Colégio Azul e Branco, a alimentação é outro ponto de extrema importância. Sua recomendação é que os estudantes tenham refeições balanceadas, que evitem comidas gordurosas para não dificultar a digestão. Sempre ficar hidratado, “Beba água. O Enem permite pausas para ir ao banheiro.”, comenta ela.

Também foi recomentado levar um lanche para a prova, além da água. “Se ele já tem o costume de comer em intervalos regulares, o melhor é levar um lanche. E, como a prova tem uma longa duração, é ótimo momento para o aluno parar, relaxar, pensar em outra coisa que não seja a prova, e depois voltar mais concentrado.” Completa Ana Paula.

Aos vestibulandos, atente-se aos horários:

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13:30

Término das provas no primeiro dia: 19h

Término das provas no segundo dia: 18:30

Aos locais de prova, estão disponibilizados na página do participante, através do: https://enem.inep.gov.br/participante/. O INEP sugere que imprimam o cartão para a chegada no local da prova.

O que levar:

- RG ou outro documento oficial com foto

- álcool em gel

- máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados, consultar antes)

- caneta esferográfica preta fabricada em material transparente

- cartão de confirmação de inscrição

- lanche e água em garra transparente (que não contenha rótulo)

 

Foto Destaque: Enem. Reprodução/JuventuDES.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo