Bem Estar

É mito que ingerir vitamina sem prescrição médica ajuda na memória

Muitos acreditam que a falta de memória imediatamente está interligada a falta de vitamina B12 no organismo, no entanto médicos vem divulgando esse tema de maneira mais aprofundada, afastando crendiçes populares.

02 Fev 2022 - 20h10 | Atualizado em 02 Fev 2022 - 20h10
É mito que ingerir vitamina sem prescrição médica ajuda na memória Lorena Bueri

Muitas especulações existem acerca da vitamina B12 ajudar a assentar os problemas com memória, a verdade é que comprovado cientificamente, tal vitaminha ajuda na formação das células sanguíneas, no entanto, nada há de comprovado que esse elemento por si só é eficaz na ajuda da memória. Na realidade, o que os médicos e especialistas da área da saúde é que haja um compilado de atitudes da pessoa no seu dia a dia para ajudar sua memória.

Especialistas indicam uma rotina baseada em uma alimentação saudável, exercícios físicos e e especialmente mentais como: quebra-cabeças, leitura de livros, revistas, jornais, não importa, o que interessa é fazer seu cerébro trabalhar sua memória ativamente. Já no que diz respeito a vitamina B12 o mais indicado é que ao sentir os primeiros sintomas com problemas de memória, o indivíduo procure um médico para realizar exames de sangue (hemograma).


A crença de que vitamina B12 resolve todos os problemas de memória pode estar associada a crendiçes. (Foto: Reprodução/Pexels).


Devido ao fato dessa vitamina está diretamente relacionada com a qualidade do sistema sanguíneo do indivíduo, comprovado que há uma irregularidade na produção de células vermelhas do paciente, só então poderá ser receitada a vitamina B12 como uma alternativa a mais para colaborar nesses casos. Há quem diga que associar instantaneamente a memória um pouco falha de maneira rápida a falta dessa vitamina é uma supertição.

Em uma de suas falas foi exatamente isso que afirmou o médico Mário Kehdi Carra: ''Associar o esquecimento corriqueiro à falta da substância é quase uma crendice popular, afinal a memória está relacionada a outros fatores como ansiedade e até a exaustão pela qual todos estão passando devido à pandemia''.

Dessa forma, é imprescindível buscar ajuda médica assim que se iniciam os sintomas, visto que a falta de memória pode ser causada por diversas razões e até mesmo psicológicas. É certo que há uma maior probabilidade desse problema afetar mais a população idosa e por vezes estar associada a doenças como Alzheimer, mas nada tira a responsabilidade que todos tem de pesquisar a fundo as causas em cada caso individualmente.

 

Foto destaque: Cápsula de Vitamina. Reprodução/Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo