Empreendedorismo

E-commerce: Saiba a importância da ferramenta para sua empresa

Com a evolução e a ampliação da internet no país, consumidores passaram a fazer transações, vender e comprar produtos em lojas virtuais de forma 100% eletrônica.

02 Nov 2022 - 15h00 | Atualizado em 02 Nov 2022 - 15h00
E-commerce: Saiba a importância da ferramenta para sua empresa Lorena Bueri

Uma realidade atual no mercado é a compra e venda de mercadorias ou qualquer serviço on-line. Uma pesquisa mostrou que o e-commerce atingiu cerca de US$ 23 bilhões em vendas em 2021, no Brasil. Além disso, previu um aumento de 126% em 2022. No Brasil, 84% da população usa a internet, o que comprova que este é um mercado com potencial para fechar bons negócios.

Com a evolução e a ampliação da internet no país, consumidores passaram a fazer transações, vender e comprar produtos em lojas virtuais de forma 100%, eletrônica. O e-commerce trouxe aos donos de pequenos negócios a possibilidade de comercializar produtos e serviços de maneira eficaz, e ampliando seu público, com um alcance maior devido à internet.

O Brasil se encontra entre os dez melhores mercados de comércio eletrônico no mundo, e um dos países mais conectados. A pandemia contribui nesse processo de digitalização das empresas, que ampliou expressivamente seus negócios. A tendência é que o setor continue crescendo.

Hoje, o e-commerce é um modelo de negócio com potencial para diversos setores do mercado. Ele atua tanto como braço de vendas, quanto como maior e único canal de várias empresas. Assim, saber da importância do e-commerce é relevante para avaliar a posição do negócio no mercado e criar estratégias digitais que possam alavancar as vendas. O e-commerce permite criar experiências de vendas diferenciadas, para atender o público-alvo de cada negócio de forma personalizada. O desafio é integrar venda, atendimento, pagamento e logística, já que esses quatro pilares são essenciais para uma experiência de compra positiva.


E-commerce é um modelo de negócio com potencial para diversos setores do mercado (Foto:Reprodução/Pinterest)


Planejar a criação de um canal de e-commerce é muito importante, a partir da fase de análise terá um direcionamento de estratégias e investimentos para os pontos mais importantes. Manter uma base sólida contribui para a longevidade do negócio online.

Ter um canal de vendas aberto 24h

Enquanto uma loja física segue os horários tradicionais do comércio, uma loja virtual está online todos os dias da semana, sem limite de horário. Um dos benefícios do e-commerce para a empresa é ter um canal de vendas ativo 24h por dia. Dessa forma sua empresa favorece o consumidor, que pode pesquisar e realizar compras adequando à sua rotina, além de condições diferenciadas de pagamento e acesso a diferentes produtos.

Maior alcance de público

Investir em um bom plano de logística irá atrair mais consumidores para sua marca, não importa onde você esteja. Mas isso não significa que você deva abandonar as lojas físicas (se houver), já as pessoas tendem a confiar mais nas marcas que possuem ambas as opções.
Portanto, a melhor abordagem é de integração entre as lojas online e físicas para garantir que os consumidores tenham uma experiência de compra completa, especialmente quando eles têm medo de comprar produtos e serviços pela internet.

Automatizar o processo de vendas

A automatização do processo de vendas ajuda no gerenciamento dos pedidos para que eles possam ser despachados e acompanhados até o pós-venda.
Um site que carrega rápido, que tem produtos com descrição completa, preço destacado, opções de pagamento e espaço para comentários, funciona como se fosse um vendedor. Dessa forma, quando um cliente acessa sua loja virtual, ele é “bem atendido” por todas essas informações.

Estudar profundamente seu negócio

Faça um mapeamento do seu nicho, pesquise preços, fornecedores, analise seus concorrentes e ofereça serviços ou produtos diferenciados. Uma boa escolha de layout que represente a sua empresa, modelos mais simples e visualmente mais intuitivos e limpos, fazem grande diferença na visualização.

Detalhes que fazem a diferença

Quando se trata de oferecer serviços ou produtos pela internet, a segurança é sempre uma questão que passa pelos pensamentos dos consumidores, por isso, manter a discrição para o cliente é sempre importante e passa segurança no seu serviço ao consumidor.

Algumas dicas que devem ser aplicadas para manter sua loja virtual com profissionalismo e excelência: informação “quem somos”, segurança, política de entrega, banners ilustrativos e promocionais, fotos e imagens de qualidade representando o serviço ou o produto, e o contato em destaque.

Foto Destaque: E-commerce: Saiba a importância da ferramenta para sua empresa:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo