Notícias

Durante sermão arcebispo de Aparecida incentiva brasileiros a votarem

Arcebispo Dom Orlando Brandes realiza sermão em principal celebração do 12 de outubro com incentivo ao voto e diz que o Brasil precisa enfrentar o "dragão da mentira e do desemprego".

12 Out 2022 - 20h06 | Atualizado em 12 Out 2022 - 20h06
Durante sermão arcebispo de Aparecida incentiva brasileiros a votarem  Lorena Bueri

Durante missa do Dia da Padroeira no Santuário Nacional de Aparecida, o arcebispo Dom Orlando Brandes, incentivou em seu sermão os brasileiros a votarem, e também afirmou que o Brasil ainda precisa vencer muitos “dragões”, se referindo a problemas como a fome e o desemprego.

O sermão foi realizado na manhã desta quarta-feira (12), durante a principal celebração do feriado que homenageia à santa Nossa Senhora Aparecida da igreja católica. Em um dos trechos o arcebispo diz:

”Maria venceu o dragão. Temos muitos dragões que ela vai vencer. O dragão que é o tentador, o dragão que já foi vencido — a pandemia —, mas temos o dragão do ódio, que faz tanto mal. E o dragão da mentira [...] E o dragão do desemprego, o dragão da fome. O dragão da incredulidade”. disse Dom Orlando

A respeito do voto, o arcebispo afirmou: ”Cidadania que vamos vivendo também votando. é necessário exercer esse direito e poder do povo”, o mesmo completou dizendo que está “faltando pão” e que essa é uma das maiores necessidades do Brasil hoje, juntamente com a paz e a fraternidade.


                           

                                 Trecho de sermão dado pelo arcebispo nesta quarta-feira (12) (Video:Reprodução/Estadão)


”Escutar Deus, mas escutar também o clamor do povo. Porque ela escutou muito bem no Evangelho. Eles não têm mais vinho. No nosso caso, faltando pão, faltando paz, faltando fraternidade. Esses são os vinhos que todos nós precisamos nos dias de hoje”.

A missa solene da manhã, teve fieis como Marcos Pontes, senador eleito por São Paulo, e Carlos França, ministro das Relações Exteriores.

Dom Orlando disse em coletiva de imprensa na manhã desta quarta quando perguntado sobre o uso politico da visita de Jair Bolsonaro à basílica que é preciso ser fiel à identidade:

”Bom, eu não posso julgar as pessoas. Mas nós precisamos ter uma identidade religiosa. Ou somos evangélicos ou somos católicos. Nós precisamos ser fiéis a nossa identidade católica. Mas seja qual for a intenção, será bem recebido porque é o nosso presidente. E é por isso que nós o acolhemos”.

Na última terça-feira (11), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) havia divulgado uma nota onde lamentavam ”a intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno das eleições deste ano”.

Críticas anteriores

As homilias de Dom Orlando foram marcadas por críticas nos últimos anos. Em 2021, o arcebispo declarou que ”para ser pátria amada não pode ser pátria armada”.

Um ano antes, em 2020, Dom Orlando fez criticas a volta da impunidade e também a respeito das queimadas em biomas como a Amazônia e Pantanal. Em 2019 seu sermão criticou o “dragão do tradicionalismo” dizendo também que a “direita é violenta e injusta”.

De acordo com o Santuário Nacional, Jair Bolsonaro participaria de uma das missas de 12 outubro durante a tarde.

 

Foto Destaque: Arcebispo Dom Orlando Brandes / Reprodução: UOL 

VEJA TAMBÉM

Irã ameaça destruir Israel em caso de retaliação de grandes proporções Lorena Bueri

Irã ameaça destruir Israel em caso de retaliação de grandes proporções

Presidente iraniano ameaça exterminar Israel em caso de retaliação de grande porte e aumenta a tensão geopolítica no Oriente Médio; União Europeia planeja novas sanções ao Irã
Atlético-MG e Peñarol se encaram em duelo pelo Libertadores e clube mineiro foca na vitória  Lorena Bueri

Atlético-MG e Peñarol se encaram em duelo pelo Libertadores e clube mineiro foca na vitória

Atlético-MG está em busca da terceira vitória pela Libertadores e entra em campo nesta terça-feira (23) pra encarar Peñarol, o time mineiro está em busca de sair em vantagem em cima dos rivais da rodada
Rock in Rio 2024 divulga o line up completo do palco Sunset no segundo dia do festival Lorena Bueri

Rock in Rio 2024 divulga o line up completo do palco Sunset no segundo dia do festival

Na edição que comemorará quarenta anos desde a fundação do festival, mais de 40 atrações nacionais e internacionais estão confirmadas durante os sete dias de duração
Tom Holland afirma envolvimento no próximo filme de 'Homem-Aranha' e expressa gratidão a trilogia  Lorena Bueri

Tom Holland afirma envolvimento no próximo filme de "Homem-Aranha" e expressa gratidão a trilogia

Homem-Aranha 4 está em desenvolvimento, e conta com a colaboração do ator para seguinte longa; Tom ainda expressa sentimento de gratidão a saga que expandiu sua carreira no cinema
Ex-treinador do Real Madrid afirma que falta genialidade para Cristiano Ronaldo Lorena Bueri

Ex-treinador do Real Madrid afirma que falta genialidade para Cristiano Ronaldo

O técnico de futebol Fabio Capello disse que Cristiano Ronaldo não é genial diferentemente de Messi e Ronaldo Fenômeno 
'Lua Cheia Rosa' ilumina os céus do Brasil Lorena Bueri

"Lua Cheia Rosa" ilumina os céus do Brasil

O fenômeno astronômico, nomeado pelos nativos americanos para marcar o início de uma nova estação, poderá ser acompanhado em todo o território nacional.
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo