De acordo com informações do Box Office Pro, a nova adaptação de 'Duna' já soma um total de US$ 100.3 milhões em bilheteria com apenas duas semanas de exibição em 32 países. O filme será lançado nos EUA e demais países da América Latina em 22 de outubro, mas os valores do mercado internacional são um alívio para os fãs da franquia que temiam um possível fracasso da produção nos cinemas devido a pandemia da Covid-19 e a estratégia de lançamento híbrido na HBO Max.
Vale lembrar que a Warner Bros anunciou no final de 2020 que todos os seus filmes inéditos de 2021 seriam disponiblizados para os assinantes da HBO Max sem custo adicional numa tentativa de evitar perda massiva de dinheiro, já que na época, a reabertura dos cinemas era incerta.
https://lorena.r7.com/post/Venom-Tempo-de-Carnificina-lidera-bilheteria-nos-EUA-em-meio-a-pandemia
https://lorena.r7.com/post/Damian-Lewis-anuncia-saida-da-serie-Billions
Apesar das boas intenções do estúdio, a decisão de lançar o filme no streaming junto com a estreia nos cinemas desagradou muitas pessoas envolvidas na produção do longa-metragem. No início de 2021, a Legendary Pictures entrou com processo contra a Warner alegando que a distribuição de 'Duna' no streaming mataria o potencial de bilheteria do filme, acabando com as chances da produtora em construir uma franquia baseada na saga de livros escrita por Frank Herbert. E mesmo com um acordo financeiro tendo sido firmado com a companhia para compensar atores e membros da produção, o diretor Denis Villenueve (Blade Runner 2049) não escondeu sua insatisfação com a estratégia da Warner e em uma carta divulgada pela Variety expressou sua indignação com o caso:
"Os serviços de streaming são uma adição positiva e poderosa aos ecossistemas de filmes e TV. Mas eu quero que o público entenda que o streaming por si só não pode sustentar a indústria cinematográfica como a conhecíamos antes da Covid-19. O streaming pode produzir ótimo conteúdo, mas não filmes do escopo e escala de 'Duna'. A decisão da Warner Bros. significa que 'Duna' não terá a chance de ter um desempenho financeiro para ser lucrativo e a pirataria acabará triunfando, eles podem ter acabado de matar a franquia".
Segundo estimativas de sites norte-americanos, a nova adaptação do livro de Frank Hebert custou US$ 165 milhões para ser produzida, fora gastos com marketing, por isso o estúdio adiantou o lançamento no mercado internacional para arrecadar o maior dinheiro possível antes da estreia na América do Norte, época na qual o filme cairá em sites de pirataria devido a disponibilidade na HBO Max. No entanto, ciente de que isso pode prejudicar o desempenho da produção nos cinemas, a Warner Bros. não levará em conta apenas os números de bilheteria para avaliar o sucesso da obra.
Oscar Isaac e Josh Brolin em Duna. (Foto: Reprodução/Warner Bros)
Foi informado pela Variety que os executivos da empresa podem optar por dar prosseguimento a franquia caso os números de visualizações na HBO Max sejam satisfatórios. Filmes como 'Mortal Kombat' e 'O Esquadrão Suicida' não foram sucessos nos cinemas, mas fizeram ótimos números no streaming com respectivamente 5,5 milhões e 4,7 milhões de visualizações em três semanas disponíveis para os assinantes do serviço. Ambos os projetos receberam confirmação de sequência da Warner, uma continuação de 'Mortal Kombat' está em desenvolvimento enquanto a história de 'O Esquadrão Suicida' continua na série 'Pacificador' que tem data de lançamento confirmada para janeiro.
'Duna' é dirigido por Denis Villeneuve com roteiro de Eric Roth (Nasce Uma Estrela) e Jon Spaiths (Prometheus). O elenco é composto por Timothée Chalamet (Adoravéis Mulheres), Zendaya (Euphoria), Rebecca Ferguson (Caminhos da Memória), Oscar Isaac (O Ano Mais Violento), Jason Momoa (Aquaman) e Dave Bautista (Guardiões da Galáxia). Na trama, o jovem Paul Atreides deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir a sobrevivência de seu povo e a continuidade do legado de sua família.
Foto Destaque: Duna. Reprodução/Warner