Saúde

Drauzio Varella diz que o SUS "Foi maior revolução da medicina brasileira"

O médico, escritor e colunista do jornal Folha de S. Paulo lançou nova biografia intitulada “O exercício da incerteza: memórias” e comentou sobre precarização do Sistema Único de Saúde no governo Bolsonaro

25 Mai 2022 - 21h05 | Atualizado em 25 Mai 2022 - 21h05
Drauzio Varella diz que o SUS 'Foi maior revolução da medicina brasileira' Lorena Bueri

Filho de imigrantes ibéricos e um dos primeiros oncologistas brasileiros, Drauzio Varella, o 'médico do Brasil', lançou autobiografia onde reúne reflexões sobre os 50 anos de carreira médica e críticas sobre a política sanitária brasileira. Sendo um dos responsáveis por popularizar a divulgação de conhecimentos científicos e uma comunicação mais aberta entre a comunidade médica e a população brasileira, o médico foi o primeiro a falar abertamente sobre a epidemia de Aids no Brasil em uma rádio em 1983, iniciando assim sua jornada como comunicador e crítico da política sanitária brasileira.

Naquele tempo, médicos que iam a público falar sobre questões mais sérias e esclarecer as dúvidas da população eram mal vistos pelos colegas. “Quando eu comecei, ir a um meio de comunicação era autopropaganda. Aqueles cirurgiões plásticos que você via na televisão à tarde falando como faziam para levantar o seio de uma mulher. Os médicos passaram a entender a divulgação do conhecimento científico como uma parte da profissão. Agora na pandemia nem se fala", diz Drauzio.

Durante a carreira, o médico passou a ser figura importante nos debates sobre saúde no país, sendo considerado por muitos ‘o rosto da saúde brasileira’, sempre defendendo projetos importantes para a evolução da medicina e universalização do acesso da população à saúde. Hoje, aos 79 anos, é difícil achar um debate sobre políticas públicas de saúde que o oncologista não esteja inserido.


Sistema Único de Saúde é uma revolução para a medicina brasileira. (Foto: Reprodução/IStock)


Em recente entrevista à Folha para divulgação de seu livro, defendeu, por exemplo, “que a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi a maior revolução da história da medicina brasileira, e com projeção global”, “O SUS tem tudo do que se precisa. O que falta é política pública de saúde”, diz ele sem titubear. Segundo Drauzio a constante dança das cadeiras entre os ministros da pasta (13 em apenas 10 anos), e a falta de conhecimento de muitos deles no assunto, é um dos fatores que contribui com a falta de estrutura e verbas para o sistema.

O médico aproveitou o momento, também, para tecer duras críticas ao atual governo e a gestão do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19: "Não pode acontecer essa pessoa ficar mais quatro anos no poder. O Brasil podia ter dado um show na pandemia. Um show. Por outro lado, foi o único país do mundo em que a autoridade maior se colocou a favor da disseminação do vírus.". Apesar de não costumar expor suas opções de voto, Varella é enfático ao analisar a crise estabelecida no sistema público de saúde e a condução dos governantes nesse período, fazendo uso de seu prestígio nas áreas médica, acadêmica e comunicacional para ampliar seu discurso e cobrar melhorias para a população brasileira.

 

Foto Destaque: Drauzio Varella faz participações em palestras, programas de TV, e mantên canal no YouTube para debate político e social. Reprodução/Divulgação.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo