Saúde

Dr. Matthews Herdy tira dúvidas sobre a diástase abdominal e o tratamento

Cirurgião Plástico também explica como funciona a nova técnica cirúrgica para tratar o problema.

11 Nov 2021 - 19h09 | Atualizado em 11 Nov 2021 - 19h09
Dr. Matthews Herdy tira dúvidas sobre a diástase abdominal e o tratamento Lorena Bueri

A diástase abdominal é conhecida por causar afastamento muscular em regiões do abdômen, que por consequência, pode gerar dores lombares, fraqueza abdominal e outros distúrbios.

O Cirurgião Plástico, Dr. Matthews Herdy, explica de maneira detalhada como esse problema ocorre. “O afastamento dessa musculatura acontece no momento em que a mulher engravida, o que possibilita o crescimento do útero, ou em pessoas que ganham peso e ficam no efeito sanfona”, descreve.

De acordo com o Dr. Matthews, em muitas ocasiões, a diástase abdominal surge durante o processo de emagrecimento, devido a musculatura não conseguir retornar ao local correto e, a depender do grau de afastamento, o problema pode gerar enfraquecimento dos músculos.

“Também é muito comum vermos pessoas que são magras, com uma boa musculatura, com uma boa prática regular de atividades físicas e um percentual de gordura baixo, mas que sempre possuem aquela barriga um pouquinho abalada”, relata o Dr. Matthews. “Isso ocorre porque a diástase enfraquece o músculo”, complementa.

Além de ser uma falha estética, o cirurgião alerta que a diástase também pode ser considerada um problema de saúde, pois o músculo do abdome, também serve para estabilização da postura. “Pessoas que têm o músculo abdominal mais enfraquecido, podem ter problemas de dor nas costas e danos nos músculos do assoalho pélvico”, aponta o Dr. Matthews e afirma que a correção dos músculos pode corrigir esses problemas.

O tratamento, segundo o Dr. Matthews é realizado via abdominoplastia, cirurgia que elimina uma quantidade excessiva de pele e gordura do abdómen e reforça os músculos. Isso pode ser feito por meio do método convencional, que deixará cicatrizes no processo, ou por meio de uma nova técnica, que funciona através de pequenas incisões de menos de meio centímetro, feitos na área da cesária.

Por meio dessas incisões, o cirurgião explica que será feita a infiltração de uma câmera, que permite a visualização da parte interna da paciente; e duas pinças, para realizar a amarração. “Com isso, a paciente não tem a necessidade de ter grandes cicatrizes, pois o processo é feito todo através de vídeo”, específica o Dr. Matthews.

Embora apresente vantagens, o Dr. Matthews pontua que o novo método só pode ser utilizado em pacientes que não apresentam um nível elevado de flacidez. “Essa técnica não substitui a abdominoplastia, pois em casos de muita flacidez, vamos precisar do corte para retirar o excesso de pele”, realça.


Dr. Matthews (Foto:Reprodução/internet)


Por outro lado, o cirurgião reforça que a atual técnica é uma opção para as pacientes com baixo nível de flacidez, que antes não tinham muitas escolhas e precisavam se submeter a uma abdominoplastia. “Com o novo método, a paciente passa por uma recuperação mais rápida”, afirma o Dr. Matthews.

Ao realizar o tratamento, além de alinhar a postura, o Dr. Matthews sublinha que toda a estrutura muscular será realocada no meio, o que também melhora a cintura da paciente. 

Colaboração: Dr. Matthews Herdy – Crirurgião Plástico | Siga no Instagram: @matthewsherdy

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo