Saúde

Doses de vacina bivalentes da Covid-19 chegam ao Rio Grande do Sul

As primeiras doses da vacina bivalente da Covid- 19 chegam ao estado do Rio Grande do Sul. Não sabe o que é uma vacina bivalente e o por quê deve tomá-la? Então confira a matéria e saiba em qual dos grupos você se encaixa!

10 Fev 2023 - 11h25 | Atualizado em 10 Fev 2023 - 11h25
Doses de vacina bivalentes da Covid-19 chegam ao Rio Grande do Sul Lorena Bueri

As primeiras doses de vacinas bivalentes contra a covid-19 começam a ser distribuídas hoje, (10), no estado do Rio Grande do Sul. Primeiramente, para quem não sabe, as doses bivalentes da vacina são as capazes de proteger o organismo humano contra mais de uma variante do vírus. Tomar essa vacina é de extrema importância, visto que a Covid é um vírus extremamente letal; possui diversas variantes e muta de forma rápida, tornando-se cada vez mais agressivo. Por esse motivo, especialistas afirmam que ela é mais eficaz na prevenção do Corona Vírus.

A previsão é que sejam distribuídas 34,2 mil doses dessa vacina aos municípios do estado do Rio Grande do Sul. Ao longo dos meses de fevereiro e março deverão chegar novos lotes da vacina para proteção dos cidadãos. É esperado que a vacinação comece semana que vem, e os primeiros grupos a serem vacinados serão moradores e servidores de instituições de longa permanência.


Distribuição das doses bivalentes no estado do Rio Grande do Sul. (Foto: Reprodução/ Itamar Aguiar/ Governo do Estado Rio Grande do Sul)


A prioridade serão, obviamente, os grupos mais suscetíveis a morte pela Covid. Após esses grupos serem vacinados, entram as pessoas com 70 anos ou mais, cidadãos que tenham doenças imunológicas e as comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Essa seria a primeira fase da vacinação. Para a segunda fase aparecem as pessoas com intervalo de idade entre 60 e 69 anos, para a terceira fase entram mulheres gestantes e mães de recém-nascidos. Na quarta fase os trabalhadores da área da saúde serão vacinados e na quinta fase as pessoas com deficiência permanente e assim por diante.

A divisão dos grupos foram pensados para atender primeiro as pessoas mais vulneráveis ao vírus, como está sendo feito desde o princípio. A estratégia de vacinação para os grupos prioritários é de uma dose da vacina bivalente para aqueles que tomaram pelo menos duas doses das versões anteriores das vacinas de Covid, com pelo menos 4 meses de espera entre a dose a ser aplicada e a última recebida.

Foto destaque: Dose da vacina bivalente da Covid. Reprodução/ Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo