Saúde

Dormir mal pode levar a demência

Estudo estima que dormir pouco pode levar a demência. Idosos que dormem cerca de 6 horas ou menos por dia tem aproximadamente 30% a mais de desenvolver alguma demência.

23 Abr 2022 - 12h35 | Atualizado em 23 Abr 2022 - 12h35
Dormir mal pode levar a demência Lorena Bueri

Marcados pelo declínio constante de funções cognitivas, como memória, linguagem, comportamento e funções instrumentais. As demências são transtornos neurodegenerativos que possuem uma série de fatores de risco, como aponta a psiquiatra Rita Cecília Reis Ferreira, do programa Terceira Idade do Instituto de Psiquiatra do Hospital das Clínicas (IPq-HC), "Hereditariedade, baixa escolaridade e analfabetismo, obesidade, hipertensão, dislipidemia e idade". 

Porém, nos últimos anos, um novo fator tem sido estudado como um dos causadores da demência: o sono. 

Pesquisadores de diversas instituições europeias analisaram os dados de 7.959 participantes de um estudo, o Whitehall II, com o intuito de entender a associação entre a duração do sono e a incidência de demência em pessoas mais velhas. Ao longo de 25 anos, os integrantes do experimento foram acompanhados de perto e 521 casos da síndrome foram diagnosticados. 


Idoso (Reprodução/Unsplash)


A pesquisa foi publicada em 2021, na revista Nature, evidenciando que pessoas com 50,60 e 70 anos que dormem o equivalente a 6 horas ou menos por dia correm um risco de cerca de 30% maior de desenvolver a doença do que aquelas que dormem em média 7 horas diárias. 

Um estudo mais recente, publicado no Jama Neurology, constatou que as pessoas com uma média de 71 anos de idade que dormem cerca de 6 horas por dia está diretamente ligada a um declínio cognitivo, maior índice de massa corporal, sintomas depressivos e maior carga de β-amióide que junto com a partícula tau, são as proteínas das quais acúmulo no sistema glinfático, no cérebro, é responsável pelo surgimento do Alzheimer. Este estudo foi realizado com 4.417 pessoas. 

Mas, a associação entre sono e demência ainda está em estágios iniciais, tendo muito mais a ser estudado pela frente. Mesmo que a coinciência que uma noite com poucas horas de sono pode trazer muitos prejuízos a saúde, ainda não se sabe ao certo qual seria a média de horas ideiais para que esta possível ameaça seja evitada. 

Foto destaque: Pessoa dormindo. Reprodução/Unsplash

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo