Money

Dólar salta 4% com Mantega na transição agravando medo de descontrole fiscal sob Lula

A moeda norte-americana à vista fechou em alta de 4,09%, a 5,3968 reais na venda. Foi a maior disparada percentual diária desde o salto de 4,86% registrado em 16 de março de 2020.

10 Nov 2022 - 19h15 | Atualizado em 10 Nov 2022 - 19h15
Dólar salta 4% com Mantega na transição agravando medo de descontrole fiscal sob Lula Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (10) o dólar (USDBLR) disparou mais de 4%, para perto de R$5,40, após o anúncio de que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega integrará a equipe de transição do governo eleito, o anúncio agravou o humor de um mercado já pessimista diante de o que investigadores enxergam como riscos de descontrole fiscal sob o mandato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Essa foi a maior disparada percentual diária desde o salto de 4,68% registrado em março de 2020, em meio ao medo dos mercados no início da pandemia de Covid-19, e o patamar de encerramento mais alto desde a cotação de R$5,54 vista em julho 2020.

O ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega esteve no comando do ministério durante governos anteriores do PT e não tem muita credibilidade aos olhos de boa parte dos mercados financeiros, principalmente após a adoção de medidas econômicas heterodoxas e expansionistas durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff.


Ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Reprodução\Agência Brasil


Em entrevista para o site  Reuters, O especialista em mercado financeiro e fundador da iHUB Investimentos, Paulo Cunha diz  “Na parte da tarde houve as declarações de Lula colocando o fiscal aparentemente fora da lista de prioridades e depois veio anúncio do Mantega na equipe de transição, que o mercado enxerga de forma muito ruim” afirma Paulo sobre mau desempenho dos ativos brasileiros.

O especialista acrescenta "Na parte da tarde houve as declarações de Lula colocando o fiscal aparentemente fora da lista de prioridades e depois veio anúncio do Mantega na equipe de transição, que o mercado enxerga de forma muito ruim" Completou.

Em discurso Lula afirma que há gastos públicos que têm que ser considerados como investimentos, discurso no qual o presidente eleito criticou o mecanismo de teto de gastos e disse que este assunto deveria ser discutido com a mesma seriedade que a questão social do país.

O índice de preços ao consumidor norte-americano subiu 0,4%, no mês de outubro, após avançar pela mesma margem em setembro, Informou o Departamento do Trabalho dos EUA. Economistas afirmam a Reuters que a previsão do índice avançaria 0,6%.

 

Foto Destaque: Dólar. Reprodução\Getty Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo