Mundo Pet

Doenças renais também podem afetar cães e gatos saiba como prevenir

Saiba como identificar os sintomas de doenças renais nos pets e como a prevenção mais o diagnóstico precoce podem ser a chave para a melhor qualidade de vida dos bichos

13 Mar 2023 - 18h15 | Atualizado em 13 Mar 2023 - 18h15
Doenças renais também podem afetar cães e gatos saiba como prevenir Lorena Bueri

Você conhece o Março Amarelo? É a campanha anual que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre as doenças renais. Idealizada com foco na saúde dos seres humanos, agora, a campanha também é realizada para os pets. Isso porque os rins são órgãos vitais que desempenham várias funções importantes para a manutenção da vida, e para cães e gatos não é diferente. Por isso, é importante estar ciente dos sintomas e cuidados necessários para prevenir e tratar essas condições. Uma dieta equilibrada e saudável é uma forma de cuidar da saúde dos amigos peludos.

De acordo com a Mayara Andrade, médica veterinária de Guabi Natural, marca Super Premium Natural da BRF Pet, entre os problemas renais que podem acometer cães e gatos, a doença renal crônica está entre a mais recorrente e preocupante, já que é uma doença progressiva e irreversível. "Existem várias causas possíveis para doenças renais em pets, como predisposição genética, infecções, traumas, e o próprio envelhecimento. Apesar do que muitos pensam, as dietas, principalmente as com teor de proteína maior, não são capazes por si só de causarem lesões renais", explica ela.

Apesar de no início do quadro não ter sinais claros e específicos, alguns sintomas comuns nos pets podem incluir perda de apetite, perda de peso, consumo de água excessivo bem como aumento da frequência e volume de urina vômitos e letargia. Com a evolução da medicina-veterinária e a maior proximidade do tutor com seus pets, um diagnóstico mais precoce passou a ser possível e, dessa forma, melhorar a qualidade de vida do pet diagnosticado com essa doença. Se o pet for diagnosticado com alguma doença renal, o tratamento dependerá da causa e gravidade da condição, que incluem mudança na dieta, ou suplementos que podem ajudar a melhorar a função renal e fluidoterapia para manutenção da hidratação do pet, de acordo com o que o médico-veterinário que o acompanha julgar necessário.

COMO PREVENIR

Entre as funções dos rins está a remoção de resíduos e toxinas do corpo, a manutenção da pressão arterial e o equilíbrio de fluidos. Por isso, segundo a veterinária, a melhor maneira prevenir doenças em geral nos pets é proporcionar que o animal de estimação tenha uma dieta equilibrada e saudável, água limpa e fresca sempre disponível: "Escolher um alimento completo, de alta qualidade e adequado para o porte, a fase de vida e as necessidades do pet, além de ser oferecido em quantidades adequadas, é fundamental para os tutores contribuírem com a prevenção de doenças de uma forma geral", afirma.

Mayara explica que alimentos super premium natural, por exemplo, são opções saudáveis e completas para os pets. São alimentos que atendem as necessidades dos animais e auxiliam na manutenção do peso ideal, contribuindo para a saúde, o bem-estar e uma vida mais longa e saudável. Outra dica é incluir alimentos úmidos na alimentação do pet. Os sachês são uma forma de variar o cardápio e trazem benefícios para a saúde de cães e gatos.

Além disso, é importante manter as vacinas em dia e levar o animal de estimação ao veterinário regularmente para exames e check-ups, sendo esse um ponto bem importante na detecção precoce de doenças, entre elas a renal, que quanto mais precoce for diagnosticada melhor é o prognóstico e, consequentemente a qualidade de vida."As doenças renais são uma condição comum em cães e gatos, e dependendo da causa, podem ser prevenidas, sendo tratadas com cuidados adequados. É importante estar ciente dos sintomas e cuidados necessários para tratar essas condições, contribuindo para que o pet, mesmo doente tenha qualidade de vida. O Março Amarelo é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre essas doenças e ajudar a proteger a saúde dos peludos", completa Mayara.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo