Saúde

Doenças Degenerativas e demências: Muito além do mal do Parkinson e Alzheimer

Apesar de serem as mais conhecidas o Alzheimer e o Mal de Parkinson não são as únicas doenças degenerativas, existentes, segundo o Ministério da Saúde cerca de 1,2 milhões de pessoas no Brasil possuem alguma forma de demência.

01 Out 2022 - 16h25 | Atualizado em 01 Out 2022 - 16h25
Doenças Degenerativas e demências: Muito além do mal do Parkinson e Alzheimer Lorena Bueri

Segundo dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) do Ministério da Saúde cerca de 1,2 milhões de pessoas no Brasil possuem alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde - no mundo, são cerca de 55 milhões de pessoas, sendo 60% que vivem em países de média e baixa renda. O órgão ainda salienta que, esse número suba para 139 milhões em 2050, devido à proporção de idosos aumentando em quase todos os países. Entre as mais conhecidas estão o Alzheimer e o Mal de Parkinson, entretanto não são as únicas degenerativas, existem cerca de 140 tipos ou causas da demência.

Entendendo o que é a demência

A demência é uma condição que se caracteriza pela deterioração progressiva das funções cognitivas. Geralmente, o lapso de memória – esquecimento de informações recentes - é o primeiro sintoma a aparecer em uma pessoa nessas condições. “A pessoa começa a esquecer o caminho de casa, a perder coisas de valores, fica desorganizada e, consequentemente, não consegue fazer as atividades da vida cotidiana”. Assim explica o médico Dr. Custódio Michailowsky Ribeiro que é Neurologista do Hospital Albert Sabin (HAS). Entretanto médico salienta que, nem sempre esses sintomas são indicativos para a demência “Quando é o próprio paciente a notar, pode ser uma depressão, uma ansiedade, contudo, somente o médico especialista poderá fazer o diagnóstico diferencial com a Doença de Alzheimer ou qualquer outra”.


Médico verificando ultrassonografia. (Foto:Reprodução/Freepik BR)


Demências mais comuns e suas definições

Como já citado são cerca de 140 tipos entre as mais conhecidas estão:

Alzheimer – Segundo o Manual MSD (Manual Merck - Diagnóstico e Tratamento)*: “A doença de Alzheimer causa degeneração cognitiva progressiva e se caracteriza por depósitos beta-amiloides e emaranhados neurofibrilares no córtex cerebral e na substância cinzenta subcortical. O diagnóstico é clínico; testes laboratoriais e exames de imagem geralmente são feitos para identificar achados específicos que sugerem doença de Alzheimer ou para identificar outras causas tratáveis de demência. O tratamento é de suporte. Às vezes, os inibidores da colinesterase podem melhorar temporariamente a função cognitiva.”.

Mal de Parkinson – Segundo o Manual MSD: “É uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa. Causam tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita, ela ocorre por causa da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem a substância dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos provocando os sintomas acima descritos”.

Demência vascular – Segundo o Manual MSD: “A demência vascular é a perda da função mental devido à destruição do tecido cerebral, pois seu suprimento de sangue está reduzido ou bloqueado. Geralmente a causa são acidentes vasculares cerebrais, sejam poucos derrames grandes ou muitos pequenos”.

Demência com Corpos de Lewy (LBD) – Segundo o MSD: “A demência por corpos de Lewy é a perda progressiva da função mental, caracterizada pelo desenvolvimento de corpos de Lewy nas células nervosas. A demência da doença de Parkinson é a perda da função mental caracterizada pelo desenvolvimento de corpos de Lewy em pessoas que têm a doença de Parkinson”.

Demência frontotemporal (DFT) – Segundo o MSD: “O termo demência frontotemporal refere-se a doenças hereditárias esporádicas que afetam os lobos frontal e temporal, incluindo a doença de Pick”.

O Manual MSD (Manual Merck de diagnostico e terapia), é um livro de consulta para médicos e farmacêuticos, mais abrangentes do mundo.  Publicado pela primeira vez em 1899 como um pequeno livro de consulta, tanto o tamanho como o escopo do Manual aumentou, fazendo deste amplamente usado por profissionais e pelo público em geral.

 

Foto Destaque: Figura médica 3D. Reprodução/Freepik BR.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo