Saúde

Doença pulmonar obstrutiva crônica: entenda o que é a DPOC e quais são seus riscos

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é o nome para um grupo de condições pulmonares que causam dificuldades respiratórias. É comum, evitável e tratável, e afeta homens e mulheres em todo o mundo.

30 Jun 2022 - 14h38 | Atualizado em 30 Jun 2022 - 14h38
Doença pulmonar obstrutiva crônica: entenda o que é a DPOC e quais são seus riscos Lorena Bueri

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma condição inflamatória crônica que causa obstrução do fluxo de ar dos pulmões. Os sintomas incluem dificuldade respiratória, tosse, produção de escarro e sibilos. É normalmente causada por exposição em longo prazo a gases irritantes ou material particulado, na maioria das vezes de fumaça de cigarro.

As pessoas com DPOC estão em risco aumentado de desenvolver doenças cardíacas, câncer de pulmão e uma variedade de outras condições. Anormalidades nas pequenas vias aéreas dos pulmões levam à limitação do fluxo de ar dentro e fora deles. Vários processos fazem com que as vias aéreas se tornem estreitas. Pode haver destruição de partes do pulmão, muco bloqueando essas vias e inflamação e inchaço do revestimento das entradas.

A doença pulmonar obstrutiva crônica é às vezes chamada de enfisema ou bronquite crônica. O enfisema geralmente se refere à destruição dos pequenos sacos de ar no final das vias aéreas nos pulmões. Já a bronquite crônica refere-se a uma tosse crônica com a produção de fleuma resultante da inflamação nas vias aéreas.

É uma condição comum que afeta principalmente adultos de meia-idade ou idosos que fumam. Os problemas respiratórios tendem a piorar gradualmente ao longo do tempo e podem limitar suas atividades normais, mas a DPOC é tratável. Com o manejo adequado, a maioria das pessoas com esse problema pode alcançar um bom controle de sintomas e qualidade de vida, bem como reduzir o risco de outras condições associadas.


Médico analisa resultados de exames dos pulmões. (Foto/Reprodução/Silis)


A DPOC e a asma compartilham sintomas comuns (tosse, chiado e dificuldade em respirar) e as pessoas podem ter ambas as condições. Sem tratamento, esses sintomas geralmente crescem progressivamente. Também pode haver períodos em que eles pioram repentinamente, conhecidos como “exacerbação”.

A doença acontece quando os pulmões ficam inflamados, danificados e estreitados. A principal causa é o tabagismo, embora a condição possa às vezes afetar pessoas que nunca fumaram. A probabilidade de desenvolver essa condição aumenta quanto mais a pessoa fuma e quanto mais tempo fuma.

Alguns casos de DPOC são provocados por exposição prolongada a fumos ou poeiras nocivas. Outros são resultados de um problema genético raro, o que significa que os pulmões são mais vulneráveis a danos, que são permanentes, mas o tratamento pode ajudar a retardar a progressão da circunstância.

Os tratamentos incluem parar de fumar, uso controlado de inaladores e medicamentos (para ajudar a tornar a respiração mais fácil), reabilitação pulmonar (um programa especializado de exercício e condicionamento) e cirurgia ou transplante de pulmão – embora essa seja apenas uma opção para um número muito pequeno de pessoas.

Como o tabagismo causa a maioria dos casos de DPOC, a melhor maneira de evitá-lo é não fumar. Também é importante tentar evitar irritantes pulmonares, como fumaça de todos os tipos, poluição do ar, fumos químicos e poeiras.

Foto destaque: Ilustração de pulmão com a doença pulmonar obstrutiva crônica. Reprodução/CCB

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo