Money

Dívidas afetam a saúde mental de 83% dos brasileiros

Além de sofrer com o déficit e suas consequências legais, o inadimplente também tem sua saúde mental e física comprometida por causa da preocupação, segundo pesquisa.

17 Nov 2022 - 20h40 | Atualizado em 17 Nov 2022 - 20h40
Dívidas afetam a saúde mental de 83% dos brasileiros Lorena Bueri

A alta quantidade de contas a pagar está literalmente tirando o sono dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, as dívidas estão atrapalhando o descanso de 83% dos habitantes do país que são considerados inadimplentes. Para piorar, os números de 2022 não melhoraram e os endividados continuam crescendo no Brasil.


Alta de endividados continua no Brasil. (Foto: Reprodução/ Twitter)


Os devedores no Brasil cresceram pelo nono mês seguido em 2022, totalizando mais de 68 milhões de brasileiros com o nome negativado. Com a taxa de desemprego instável na maioria do país em 8,7%, segundo dados do IBGE, a falta de trabalho continua sendo o principal motivo pelo endividamento da população.

Assim sendo, o brasileiro está com muitas contas para pagar e pouco tempo para dormir. Como se não bastasse a insônia, o acúmulo de dívidas traz também outros danos para a saúde mental. O estudo concluiu que 74% dos endividados sofrem da dificuldade de concentração para fazer as tarefas diárias, enquanto 78% têm surtos de pensamentos negativos por causa dos vencimentos.

Os problemas aumentam quando o levantamento aponta que 53% dos pesquisados revelam sentir "medo do futuro" e "muita tristeza". Além disso, 61% deles costumam conviver ou já viveram com a sensação de "crise e ansiedade" quando se preocupam com as dívidas. Todos estes sintomas são responsáveis por causar a perda de sono.

Com tamanha preocupação, o sistema biológico fica sobrecarregado e é o primeiro a sentir os efeitos da preocupação com as dívidas, segundo Valéria Meirelles, psicóloga especializada em questões financeiras. "A ansiedade vai invadindo a rotina de quem busca incansavelmente uma solução", diz a especialista.


Preocupação faz o endividado sofrer com tristeza e ansiedade. (Foto: Reprodução/ Twitter)


É comum que a preocupação tome conta da cabeça do endividado e seus pensamentos não conseguem mais focar no presente. A tensão faz o inadimplente pensar excessivamente no futuro, tendo dificuldade para relaxar. Logo, a pessoa não consegue se concentrar nas tarefas comuns, causando mais problemas e atrapalhando até mesmo o sono, que para de funcionar normalmente.

No entanto, o futuro parece ser mais otimista para evitar que estes problemas continuem. "Há uma tentativa saudável de monitorar e controlar os gastos, e essa conscientização pode ser atribuída à grande oferta de informações sobre educação financeira", disse Valéria Meirelles. 

A visão da psicológa reflete nos números do último levantamento. 70% dos entrevistados revelaram ter confiança em conseguir quitar as dívidas e recuperar seu crédito, enquanto 88% disseram que adotarão uma política de austeridade, passando a fazer algum tipo de controle de gastos.

Foto destaque: A maioria dos brasileiros estão perdendo o sono por conta de dívidas. Reprodução/ Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo