Mundo Pet

Distrito Federal terá primeira delegacia de proteção ao animal do Brasil

A nova delegacia será instalada no complexo do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e contará com uma equipe completa de agentes, escrivães e delegados

10 Nov 2022 - 12h00 | Atualizado em 10 Nov 2022 - 12h00
Distrito Federal terá primeira delegacia de proteção ao animal do Brasil Lorena Bueri

O projeto da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), tem como objetivo criar a primeira Delegacia de Proteção Animal do país. Segundo a corporação, a nova unidade será vinculada à Delegacia do Meio Ambiente (Dema), especializada na apuração de crimes contra o meio ambiente e os animais. Segundo a Polícia Civil, o objetivo é encaminhar o projeto para o Governo do Distrito Federal nos próximos dias para que o serviço já esteja em funcionamento em 2023.

A expectativa é que a unidade possa dar mais agilidade nas investigações de crimes de maus-tratos e permitir que a Dema foque em crimes ambientais. “Essa proposta reflete o que a sociedade espera das políticas públicas: a adoção de medidas efetivas para o combate dessa triste realidade que ainda assola nossa região.”, declarou Darbas Coutinho, delegado de Polícia Civil.


 PCDF registrou 958 boletins de ocorrências denunciando casos de maus-tratos contra cães, gatos e outros animais entre 2019 e 2021.
(Foto: Reprodução/ Tony Oliveira/ Agência Brasilia)


Nos últimos anos, a PCDF registrou cerca de mil ocorrências de casos de maus-tratos, incluindo crueldade contra cães gatos e animais silvestres. Segundo o levantamento da Segurança Pública do DF, o aumento percentual foi de quase 65%, passando de 243 ocorrências em 2019 para 400, no final de 2021.

Dentre as atividades da delegacia estão ações de combate a repressão e, também, conscientização da população, para que a denúncia e registro de ocorrência sejam feitos quanto antes, com o objetivo de aplicar a legislação de forma eficaz, prendendo criminosos, prevendo a prevenção dos crimes e proteção aos animais do Distrito Federal.  “Acreditamos também que a sociedade vai se sentir mais amparada para fazer denúncias”, adicionou Darbas.

Segundo a PCDF, o projeto faz parte as medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal no período de transição, e tem como objetivo dar mais agilidade às investigações aos crimes de maus-tratos a animais, sem deixar de se atentar a apuração de crimes ambientais como, parcelamento irregular do solo.

Foto Destaque Cachorro em canil. (Reprodução/Pexels)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo