Cinema/TV

Disney: Bob Iger substitui Bob Chapek e retorna como CEO da Disney

Bob Iger volta ao cargo de CEO da Disney após inúmeras polêmicas e prejuízos financeiros ocorridos durante mais de dois anos da direção executiva de Bob Chapek.

21 Nov 2022 - 21h45 | Atualizado em 21 Nov 2022 - 21h45
Disney: Bob Iger substitui Bob Chapek e retorna como CEO da Disney Lorena Bueri

O executivo Bob Iger retornou ao cargo de CEO dos Estúdios Disney, segundo informações divulgadas no último domingo (20). Iger ocupava a posição entre os anos de 2005 e 2020 e foi substituído por Bob Chapek.  A diretoria da Disney confirmou as informações de troca de liderança à Variety. A chefia de Bob Chapek durante os últimos dois anos causou períodos turbulentos à empresa, enfrentando diversas polêmicas e dificuldades logísticas durante a pandemia do Covid-19, além de perder metas de lucro estabelecidas por Wall Street

Chapek assumiu a posição de CEO da Disney em fevereiro de 2020, longo antes do começo da pandemia mundial que resultou no fechamento repentino e sem previsão de retorno dos cinemas e parques temáticos. O executivo também foi apontado como responsável pela briga judicial entre a Disney e Scarlett Johansson durante a polêmica do lançamento de “Viúva Negra” nos serviços de streaming. Bob Chapek também esteve envolvido em doações que a empresa fez a políticos americanos responsáveis por projetos contra a comunidade LGBT+. Após o escândalo, uma carta aberta dos funcionários da Pixar o acusava de censura em filmes do estúdio, gerando pressão interna e externa para sua retirada do cargo. 


Bob Chapek é demitido como diretor executivo da Disney (Foto: Reprodução/Mario Anzuoni/Reuters)


Por outro lado, Bob Iger esteve como CEO da Disney em momentos em que ocorreram prosperidade financeira e a expansão dos estúdios com a compra da Fox, Pixar, Lucasfilm e Marvel. Sua liderança, apesar de também rodeada de polêmicas, foi considerada mais flexível e diplomática do que aquela realizada por Chapek. Em comunicado oficial Iger declarou: "Estou extremamente otimista sobre o futuro desta grande empresa, e muito animado por ter sido chamado pela diretoria para retornar como CEO. Disney e suas marcas e franquias incomparáveis têm um lugar especial nos corações de muitas pessoas ao redor do mundo - mais especialmente nossos funcionários, cuja dedicação a essa empresa e sua missão me inspira todos os dias". 

 

Imagem em destaque: Bob Iger volta ao cargo de CEO da Disney/Reprodução/Scott Mlyn/CNBC

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo