Saúde

Diretor da OMS confirma novos casos de varíola dos macacos na Europa

Após França e Itália relatarem primeiros casos, a Bélgica introduziu uma quarentena obrigatória de 21 dias para os infectados à medida que os casos da varíola dos macacos se espalham a nível mundial

23 Mai 2022 - 15h22 | Atualizado em 23 Mai 2022 - 15h22
Diretor da OMS confirma novos casos de varíola dos macacos na Europa Lorena Bueri

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta segunda-feira (23) o surgimento de novos casos de varíola dos macacos — relacionada à varíola comum — e confirmou que a transmissão pode aumentar nos próximos meses, à medida que o vírus tem se espalhado por toda a Europa.

Hans Kluge, diretor regional da OMS na Europa, comentou a projeção no atual período. "Ao entrarmos na temporada de verão, com reuniões em massa, festivais e festas, me preocupa que a transmissão possa acelerar", declarou Kluge.

O vírus, que causa sintomas distintos, mas raramente é fatal, já foi visto na África Central e Ocidental. “Todos, exceto um dos casos recentes, não têm história de viagem relevante para áreas onde a doença é endêmica", completou. Porém, nas últimas semanas foram detectados casos em países europeus, incluindo Portugal e Suécia, bem como nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, disse Kluge, chamando a propagação de "atípica".

O oficial de saúde advertiu que a transmissão poderia ser impulsionada pelo fato de que "os casos atualmente detectados estão entre aqueles que se envolvem em atividade sexual", e muitos não reconhecem os sintomas.


Hans Kluge, diretor regional da OMS na Europa. (Foto/Reprodução/Ida Guldbaek/AFP/Getty Images)


A maioria dos casos iniciais da doença foi entre os homens que fazem sexo com homens e procuraram tratamento em clínicas de saúde sexual, acrescentando que "isso sugere que a transmissão pode ter sido em curso por algum tempo".

A OMS disse que está investigando o fato de que muitos casos relatados eram pessoas que se identificam como gays, bissexuais ou homens que fazem sexo com homens. A declaração do funcionário veio após França, Bélgica e Alemanha relataram seus primeiros casos da varíola dos macacos e a confirmação de que a Itália havia três casos relacionados à doença.

A doença não tinha sido anteriormente descrita como uma infecção sexualmente transmissível, segundo a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA). Ela pode ter sido transmitida através do contato com lesões de pele e gotículas de uma pessoa contaminada, bem como itens compartilhados, como roupa de cama e toalhas.

O secretário de saúde do Reino Unido, Sajid Javid, procurou tranquilizar o público: "Os casos em sua maioria são leves e eu posso confirmar que adquirimos novas doses de vacinas que são eficazes contra a varíola dos macacos.”

Foto destaque: Criança com sintomas da varíola dos macacos (Reprodução/MPN)

VEJA TAMBÉM

Botafogo e Estudiantes duelam pela Libertadores nesta quarta feira (13) Lorena Bueri

Botafogo e Estudiantes duelam pela Libertadores nesta quarta feira (13)

Buscando confirmar sua classificação na Libertadores; Botafogo recebe Estudiantes no Nilton Santos e alvinegros vem de ótima vitória diante do time do Internacional
Rodrigo Caio assume nova função no Flamengo e inicia trajetória como auxiliar técnico Lorena Bueri

Rodrigo Caio assume nova função no Flamengo e inicia trajetória como auxiliar técnico

Ex-zagueiro multicampeão pelo Flamengo integra a comissão técnica liderada por Filipe Luís e estreia já na preparação para o confronto da Copa Libertadores
Governo dos EUA congela mais US$450 milhões em recursos para Harvard Lorena Bueri

Governo dos EUA congela mais US$450 milhões em recursos para Harvard

Ação do governo norte-americano contra Harvard ocorre por conta da discordância da Casa Branca em relação às políticas adotadas pela universidade de Cambridge
Duda Guerra e Benício Huck não se falam mais  Lorena Bueri

Duda Guerra e Benício Huck não se falam mais

A influenciadora cedeu uma entrevista e falou um pouco sobre essa confusão que reverberou a internet na última semana
Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos Lorena Bueri

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

O revolucionário esquerdista uruguaio tinha diagnóstico de tumor no esôfago e lidava com uma doença que afetava os rins; causa da morte ainda não foi divulgada
บาคาร่า999 เว็บบาคาร่าออนไลน์ยอดนิยม เล่นได้ทุกวัน ครบทุกค่ายชั้นนำ สมัครบาคาร่า ฟรี  มือใหม่ก็รวยได้ Lorena Bueri

บาคาร่า999 เว็บบาคาร่าออนไลน์ยอดนิยม เล่นได้ทุกวัน ครบทุกค่ายชั้นนำ สมัครบาคาร่า ฟรี มือใหม่ก็รวยได้

บาคาร่า999 เว็บไซต์ที่ให้บริการเกม บาคาร่าออนไลน์ ที่เล่นง่าย ได้เงินจริง และได้รับความนิยมเป็นอย่างมาก พร้อมระบบฝาก-ถอนอัตโนมัติที่รวดเร็ว ปลอดภัย รองรับทั้งการเล่นผ่านมือถือและคอมพิวเตอร์ ตลอด 24 ชั่วโมง
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo