Na última quinta-feira (2), o ministro da justiça, Flávio Dino, disse que as declarações do senador Marcos do Val (Podemos-ES) sobre proposta golpista que teria sido desenvolvida pelo ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) fortalecem os indícios de “responsabilidade jurídica” do Jair Bolsonaro em atos golpistas em janeiro deste ano.
Flávio Dino afirma que não haverá impunidade para "bandidos" que tentaram assassinar a Constituição. Vídeo: Reprodução/Instagram/@flaviodino
Marcos do Val afirmou à GloboNews na última quinta, que ele e Bolsonaro escutaram uma proposta de golpe feita por Daniel Silveira em dezembro. De acordo com o senador, Bolsonaro teria assentido com a estratégia.
Dino afirmou que eles possuem relatos que sempre mencionam pessoas próximas ao ex-presidente e que o delegado do caso, o próprio Ministério Público e o `Poder Judiciário vão levar em conta isto na investigação. “Não me cabe determinar caminhos de investigação. Mas, evidentemente, nós estamos diante de um fato novo, que fortalece a ideia de que, além da responsabilidade política, esta já evidente, há cada vez mais indícios producentes sobre a responsabilidade jurídica do ex-presidente da República e de um pessoal ligado a ele”, complementou Dino.
A declaração foi dada no Senado, onde Flávio acompanhou a eleição da nova direção da casa, eleito senador em outubro, Dino foi escolhido para ser ministro da justiça no governo Lula da Silva do Partido dos Trabalhadores (PT) no início deste ano. Durante sua fala, Flávio Dino lembrou outra situação ligada aos atos golpistas: a minuta, encontrada na casa do ex-ministro de Bolsonaro, Anderson Torres, que pressentia intervenção no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de alterar o resultado da eleição que elegeu Lula.
“São como tijolos que vão se somando na construção de edifício. Esse edifício já tem materialidade. Qual? Um golpe de Estado. Um edifício em que se arquitetava um golpe de Estado no Brasil. Agora, quem eram os arquitetos, engenheiros e mandantes da construção do edifício? A investigação vai mostrar”, finalizou ele.
Na concepção de Flávio Dino, a declaração de Marcos do Val é muito grave, ele afirma que não pode afirmar que todas as pessoas participaram de tudo, mas que possuem clareza e nitidez que havia um núcleo, inclusive dentro da política dedicado a rasgar a Constituição e tentar um golpe de Estado no Brasil.
Foto Destaque: Flávio Dino em posse como Senador do Maranhão. Reprodução/Instagram/@flaviodino