Notícias

Dilma é a nova presidente do Banco do Brics

A ex-presidente da Republica brasileira, Dilma Rousseff, foi eleita nesta última sexta-feira (24), como nova presidente do NDB, conhecido como Banco do Brics.

24 Mar 2023 - 15h00 | Atualizado em 24 Mar 2023 - 15h00
Dilma é a nova presidente do Banco do Brics Lorena Bueri

Nesta sexta-feira (24), Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil, foi eleita para a presidência do Novo Banco do Desenvolvimento (NDB), mais conhecido como “Banco do Brics”. Dilma, que foi indicada pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, era candidata única e foi oficializada no cargo após uma videoconferência onde o conselho de governadores do banco, constituído pelos Ministros da Fazenda dos países fundadores e os novos membros, Emirados Árabes Unidos, Egito, Bangladesh e Uruguai, votaram.

O novo cargo como presidente do NDB, marca a volta de Dilma a um cargo público, sete anos após o impeachment que aconteceu em 2016, devido a crimes de irresponsabilidade durante seu mandato como presidente do Brasil.


Ex-presidente Dilma Rousseff em março de 2020 — Foto: REUTERS/Charles Platiau/File Photo


A nova presidente irá substituir o também brasileiro, Marcos Tryojo, diplomata e economista, ex-integrante da equipe do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes. Ela permanecerá no cargo até julho de 2025.

O que é o Banco do BRICS?

O Banco do BRICS é uma instituição financeira de desenvolvimento criada pelos países membros do BRICS, um grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Fundado em 2014, o banco tem com o objetivo mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países membros e em outras economias emergentes. O banco tem sua sede em Xangai, na China, e sua estrutura de governança inclui um Conselho de Governadores, um Conselho de Diretores e um Presidente.

Desde sua criação, o Banco do BRICS tem financiado projetos em várias áreas, como transporte, energia, água, saneamento e tecnologia da informação. O banco também busca promover a cooperação econômica e financeira entre os países membros e outras economias emergentes.

Acompanhada do presidente Lula, Dilma, a nova presidente da instituição, viajará para Xangai nos próximos dias para sua posse que deve acontecer na próxima quarta-feira (29). Para além da cerimonia, Dilma também deverá residir no país até o fim do mandato de seu novo cargo.

 

Foto destaque: Dilma. Reprodução/CNN

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo