Bem Estar

Dieta rica em açúcar e gordura podem prejudicar a saúde mental

Com uma dieta rica em gorduras e açúcar, mas pobre em nutrientes importantes para o organismo pode causar grandes alterações no corpo e prejudicando processos importantes à manutenção da saúde mental.

10 Jun 2022 - 15h25 | Atualizado em 10 Jun 2022 - 15h25
Dieta rica em açúcar e gordura podem prejudicar a saúde mental Lorena Bueri

A saúde mental é composta por uma junção de pilares, como a genética, estilo de vida. Alguns estudos indicam que a influência da alimentação em questões emocionais, inclusive na ansiedade e depressão.

Uma dieta rica em açúcar e gorduras, porém pobre em diversos nutrientes importantes pode causar grandes alterações no corpo e prejudicando processos importantes à manutenção da saúde mental. Entre eles, estão malefícios como o estresse oxidativo e a neuroinflamação.

"A variação de saúde mental está relacionada com aumento do estresse oxidativo porque o cérebro é um tecido metabolicamente muito ativo e acaba liberando muito radical livre, responsável pelo envelhecimento das células e até por má função celular", afirmou a nutricionista Lara Natucci, em entrevista ao VivaBem durante o congresso Ganepão, realizado em São Paulo.


Comida gordurosa (Foto: Reprodução/Divulgação)


Em uma alimentação ruim, a microbiota pode causar uma piora no intestino dificultando a absorção de bons nutrientes, interferindo diretamente na produção de neurotransmissores.

Segundo a nutricionista, a boa notícia é que pesquisas também mostram redução em sintomas e o caráter preventivo de uma alimentação saudável, com produtos de fácil acesso no dia a dia.

"Se conseguirmos ter uma alimentação rica em diversos nutrientes, vitaminas, minerais, vamos ter substrato para formar neurotransmissores. Com fibras e probióticos garantimos boa saúde intestinal, além dos micronutrientes. Se tivermos nutrientes anti-inflamatórios e antioxidantes, prevenimos inflamação", diz a nutricionista.


Comida saudável (Foto: Reprodução/Divulgação)


Uma dica é manter os bons padrões alimentares e usar produtos de época, pois isso ajuda a tornar os hábitos constantes. Além de terem os compostos bioativos, nutrientes e serem mais acessíveis e com maior disponibilidade.

Estudos também se dedicam à suplementação como parte do tratamento dos transtornos. "Normalmente os pesquisadores falam em oito semanas para ter algum efeito de melhora da depressão e ansiedade", comenta a nutricionista Lara Natacci.

Nestes casos, é preciso comprovar via exames os problemas de deficiência das substâncias e ter prescrição médica individualizada, porque a autossuplementação pode ser tóxica.

 

Foto destaque: Pessoa comendo um X-Burguer. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo