Bem Estar

Dicas para substituir o leite nas receitas

Cerca de 30% da população mundial apresenta algum tipo de alergia alimentar, e, para isso, deve-se realizar o teste junto a um profissional de saúde habilitado.

01 Mar 2022 - 14h00 | Atualizado em 01 Mar 2022 - 14h00
Dicas para substituir o leite nas receitas Lorena Bueri

Para as pessoas que foram diagnosticadas clinicamente com intolerância a lactose, abrir mão de alguns alimentos pode ser difícil. Como já abordamos no portal, a diferença entre intolerância e alergia, saiba como substituir os ingredientes da proteína do leite por outro e conservar ao máximo a textura e o sabor dos pratos.

Ao finalizar pratos de massa como macarrão ou lasanha, troque o queijo parmesão, por parmesão vegano, uma mistura de farinha de amêndoa, levedura nutricional e sal. A receita é 3 colheres de sopa de farinha, 3 colheres de sopa de levedura e 1 colher de sobremesa de sal. Este substituto manter o sabor do queijo podendo ficar até 3 meses fora da geladeira, no entanto, deve ser usada para finalizar o prato e não para gratinar. A levedura pode ser encontra em lojas de produtos naturais, o mesmo que fermenta pão, chamado Saccharomyces cerevisiae. Não há risco de fermentar sua receita, pois é inativa.


Qualquer ingrediente pode ser trocado basta saber seu equivalente (Foto: Reprodução/ Pexel)


Diversas refeições levam o creme de leite, não atribuindo sabor, mas dando cremosidade. A fim de dar a mesma textura substitua o creme de leite por creme de inhame, ou cará no sudeste. Bata 1 xicara de chá de inhame cozido no liquidificador com ¼ de xicara de chá de água.  Caso sua receita for sopa o recomendado é creme de feijão branco. O processo é o mesmo, a única diferença será adição de fibras e proteína, deixando ainda mais nutritiva. Outra opção é a biomassa de banana verde. Ela tem a vantagem de comprar congelada ou fazer em casa, utilizando nos pratos salgados ou doces.

Aos amantes de cream cheese o truque é transformar castanha de caju em creme. Coloque 1 xicara de chá e meia de castanha de caju crua e sem sal de molho na água por 8 horas, depois escorra e lave as castanhas. Jogue no liquidificador e bata junto de 100 ml de água até atingir o ponto desejado. Se quiser dar mais sabor tempere com suco de limão, levedura nutricional e sal. Uma alternativa é bater com cheiro verde e sal também. Dura somente 4 dias na geladeira.

Se estiver com vontade de um sorvete gelado, basta cortar uma banana madura em rodelas e levar ao freezer, depois de congelado bata no multiprocessador até atingir a cremosidade. Então use cacau, extrato de baunilha, morangos, coco ralado, gotas de chocolate, pasta de amendoim; enfim usar a criatividade pode deixar mais saboroso.

 

Foto Destaque:  Para os intolerantes não é preciso se privar de nada. Reprodução/ Pexel

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo