Bem Estar

Saiba a diferença entre alergia e intolerância alimentar

Intolerância alimentar é causada pela falta de uma enzima e não há risco de óbito; já alergia alimentar é uma reação imunológica às proteínas específicas.

3 min de leitura
12 Fev 2022 - 15h00 | Atualizado em 12 Fev 2022 - 15h00

Já aconteceu com você de recusar certo alimento, em um barzinho ou em uma reunião social, porque sabe que mais tarde sentirá algum tipo de desconforto, como inchaço ou gases? A primeira reação é pensar que somos ‘intolerantes’ àquele alimento e retirá-lo completamente da nossa lista de consumo do dia a dia. No entanto, qual é a diferencia entre alergia e intolerância alimentar?

De acordo a Dra. Elza Mello, médica nutróloga, gastropediatra e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cerca de 30% da população mundial apresenta algum tipo de alergia alimentar, e, para isso, deve-se realizar o teste junto a um profissional de saúde habilitado. Saiba diferenciar:


Cerca de 30% da população mundial apresenta algum tipo de alergia alimentar. (Foto: Reprodução/ Getty Image)


Intolerância alimentar é causada pela falta de uma enzima que digere certo nutriente, como glúten ou lactose. É comum que sinta incômodos como dores abdominais, gases e enjoo, mas, ao contrário da alergia, não tem risco de morte. Pessoas com síndrome do intestino irritável, doença celíaca ou hipersensíveis a aditivos alimentares também apresentam intolerâncias alimentares. Segundo a nutróloga, apesar de desagradável, a situação pode ser contornada e o paciente não precisa excluir o causador do incômodo inteiramente do cardápio.

O diagnóstico de intolerância é clinico, dieta de eliminação será elaborado retirando aquele alimento orientado e aos poucos será liberado até encontrar o limiar do paciente. Outros fatores influenciam como, quantidade, condições emocionais, horários e combinações”, ressalta a médica.

Por outro lado, a alergia alimentar é uma reação imunológica às proteínas específicas de um alimento como invasoras e manda células de defesa para combatê-las. Esse ataque pode afetar vários órgãos do corpo, causando choque anafilático. Os sintomas comuns são: inchaço nos lábios, coceira, tosse, diarreia, edema de glote e falta de ar.

No caso de diagnóstico de alergia, o profissional deve passar uma dieta bem rigorosa ao paciente. “Pessoas querem uma dieta especifica e, nutricionalmente falando, posso restringir o paciente à algum nutriente, causando déficit nutricional grande.”, informa Elza Mello. Mesmo já tendo tido previamente uma reação alérgica, a pessoa deve ser levada ao hospital, pois, em contato com alimento, pode gerar ataques mais sérios.

Procure um profissional de saúde habilitado para realização do diagnóstico correto. Não se automedique.

 

Foto Destaque: Alergia alimentar é uma reação imunológica às proteínas específicas de um alimento. Reprodução/Pexel

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo