Empreendedorismo

Dicas para manter as finanças da sua Startup em dia! 

Seja com ou sem investimentos, é possível colocar em prática algumas medidas que vão te ajudar a superar aquele terrível período de escassez de capital.

31 Jan 2023 - 21h20 | Atualizado em 31 Jan 2023 - 21h20
Dicas para manter as finanças da sua Startup em dia!  Lorena Bueri

O ano de 2021 foi o ano de ouro para as startups no Brasil. Com esse mercado super em alta, era difícil prever que teríamos uma queda de mais da metade no valor dos investimentos feitos no setor. Esses números foram registrados em 2022, ano em que conhecemos o temido “inverno das startups”. Com o aumento da taxa de juros e da inflação, o capital ficou mais caro e mais arriscado é isso acabou criando um momento de muita escassez e incerteza. 

Diante disso, as empresas precisaram repensar suas estruturas e reavaliar prioridades e metas de crescimento para aprenderem a sobreviverem sem investimento externo, já que atrair investidores ficou ainda mais difícil. 

Apesar disso, esse período pode ser de grande valia e aprendizado para aqueles que atuam nesse mercado, já que o momento pede que o foco esteja no crescimento com equilíbrio e na otimização de recursos. Aquele que souberem como colocar isso em prática vão amadurecer ainda mais. 

Também trouxemos outras dicas de como sobreviver ao inverno das startups. 

Neste início de ano testemunhamos diversos layoffs em diferentes setores. Com essa onde demissões em massa, é essencial que as empresas saibam o quanto estão investindo em pessoal, além de entender o correta finalidade de cada área e qual a sua dimensão dentro da empresa. Dessa forma será possível otimizar esforços e saber exatamente em qual área se deve investir. 


Confira dicas de como sobreviver ao inverno das startups (Foto: Freepik/Reprodução)


Com todas as dispensas que vem ocorrendo, é possível encontrar ótimas opções de recrutamento.

Durante os momentos de crise, os riscos devem ser devidamente calculados e medidos para evitar desastres. Com isso é essencial que a empresa trabalhe com dados assertivos, para evitar surpresas desagradáveis. Esses números também podem ajudar na captação de novos investimentos, além de ajudar a ter uma visão clara de como tem sido o funcionamento da empresa. 

Estar atentos aos custos é sempre essencial. Você deve fazer análises para saber onde os recursos tem sido aplicados e entender como eles estão ajudando na sua meta final. Para isso, execute testes, faço reduções ou expansões em algumas áreas e vejam como elas se comportam. Entenda quais os padrões você pode manter e quais pode aprimorar. 

Por fim, execute! É ótimo ter iniciativas, mas se elas ficam só nisso, não trarão resultados. Execute todas as ações que você se propôs, tendo sempre em foco o seu cliente e as soluções que você criou.

 

Foto destaque: Confira dicas de como sobreviver ao inverno das startups (Freepik/Reprodução)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo