Saúde

Dicas para cuidar dos cabelos durante a menopausa

Durante a menopausa o corpo da mulher passa por muitas transformações. O que mais preocupa é a queda de cabelo, saiba como é perfeitamente possível lidar com os desequilíbrios.

24 Fev 2023 - 22h00 | Atualizado em 24 Fev 2023 - 22h00
Dicas para cuidar dos cabelos durante a menopausa Lorena Bueri

A menopausa é um período difícil para toda mulher, é um momento delicado com relação à saúde física, emocional e principalmente em relação à autoestima. No passado, sem informação e tecnologia não havia muitas formas de conseguir conter os efeitos dessa alteração hormonal que ocorre no fina da fase fértil feminina, porém, a tecnologia e modernização dos últimos anos permitiu ajudar muitas mulheres a amenizar os efeitos.

A perimenopausa é o período que engloba a pré-menopausa e o primeiro ano de pós-menopausa. Em suma, é durante essa fase que se iniciam os primeiros sintomas do climatério - irregularidade do ciclo menstrua, que pode ser acompanhada de calores e alterações no sono e também no humor - e termina quando se completa um ano sem menstruação.

Mas há outra preocupação que afeta 40% das mulheres durante esse período: a perda de cabelo. O efeito ocorre devido a uma alteração nos níveis hormonais. Afeta as mulheres de diferentes maneiras, algumas podem sofrer uma queda bastante extensa, para outras, os fios podem se tornar mais finos e quebradiços. A queda de cabelo da menopausa nunca afeta a área das têmporas, mas é encontrada no meio da cabeça.


Mulher segurando uma flor (Foto: Reprodução/Shutterstock/ oglobo.com)



Especialistas atentam para algumas dicas: 

- Lavar os cabelos todos os dias (exceto com água quente);

- Utilizar produtos que não contenham álcool e que reduza a inflamação no couro cabeludo;

- Também podem auxiliar no tratamento terapia de luz vermelha e microagulhamento;

- Evitar exposição solar, uso de secadores, chapinhas e semelhantes;

- Recorra a bons cremes, shampoo e protetor térmico; 

- Mantenha uma boa alimentação rica em selênio, cálcio e magnésio para ajudar no crescimento dos fios.

- Controle o estresse.

Não é de uma hora para outra que a queda desaparecerá, mas passar por esse momento não precisa ser tão doloroso, é importante seguir as dicas e manter esses cuidados diariamente!

Foto Destaque: Mulher sorri segurando celular Reprodução/ Centro Clinico Acras.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo