Empreendedorismo

Dicas de vendas e quais são os feriados mais lucrativos

O ser humano biologicamente precisa de pausas para desfrutar a vida, para fortalecer os laços comunitários, familiares e para descansar. Feriados são bons e também lucrativos para empreendedores.

17 Jan 2023 - 18h30 | Atualizado em 17 Jan 2023 - 18h30
Dicas de vendas e quais são os feriados mais lucrativos Lorena Bueri

Existem várias formas de explorar os feriados e datas comemorativas, a contar com redes sociais, descontos, preços atrativos, dentre outras possibilidades. Além disso, pode ser usado panfletos, cartazes e banners para comunicar aos clientes as ações de vendas antecipadas de feriados. Para que uma data comemorativa seja considerada feriado no Brasil, é necessário que sua criação seja estipulada por lei Federal para os feriados nacionais e estadual ou Municipal para os regionais.

Segundo a lei n.º 9.093 de 1995, os feriados podem ser civis ou religiosos. São considerados feriados civis: determinados por lei federal, a data magna de cada Estado, também a comemoração mais importante, como, por exemplo, a data de emancipação, criação ou de uma revolução importante para o Estado e o dia em que se comemora o centenário da fundação dos municípios.

Já os feriados religiosos são criados pelos municípios, conforme a tradição local, como, por exemplo, o dia da padroeira. Qualquer município pode criar até quatro feriados religiosos, isso inclui a sexta-feira santa. Há ainda três festas móveis, feriados facultativos que não são considerados oficialmente feriados nacionais, contudo fazem parte das tradições de alguns municípios: Sexta-feira Santa, Carnaval e Corpus Christi.

As leis brasileiras fixam 7 datas comemorativas como feriados nacionais, sendo elas 1º de janeiro, Confraternização Universal; 21 de abril, Tiradentes; 1º de maio, Dia do Trabalhador; 7 de setembro, Independência do Brasil; 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro, Finados e por último 25 de dezembro, Natal.


Feriado sem folga direta (Foto: Reprodução/ cottonbro studio/ Pexels)


Segundo um levantamento produzido pela empresa americana de consultoria Mercer, os países com mais feriados são Colômbia e Índia, com 18 feriados cada um. No segundo lugar da lista, aparecem Tailândia, Líbano e Coreia do Sul, que possuem 16 feriados extra cada.

O Brasil deixou de ocupar o 7.º lugar da lista, indo para o 4.º lugar de país com mais feriados. Ao contarem com os feridos brasileiros, agregam com os facultativos, deixando o país em uma situação complicada. O levantamento feito pela Mercer, aponta que a quantidade de feriados revela o quão produtivo um país pode ser. Quanto menos feriados existam em um país, mais produtivo é considerado o mercado de trabalho local, o que atrai mais investidores.

As datas comemorativas que vendem mais, são bem abrangentes, como a volta às aulas, dia das mães, dia das crianças, dia dos pais, Dia dos Namorados, páscoa, nata, ano novo e black friday’s.  Dia 25 de dezembro é a data que mais movimenta o comércio e que merece muita atenção na preparação para as vendas.

Considerando todas as atividades econômicas, o feriado nacional provoca impacto de mais de R$ 10,12 bilhões na geração do Produto Interno Bruto (PIB), ou o equivalente a 0,12% do PIB anualizado. A CNC avaliou que os feriados de 2022 impactou grandemente, segundo as pesquisas, nos últimos quatro anos a economia nunca esteve tão benevolente, tanto para empresários e comerciantes como para o consumidor.

 

Foto destaque: Calendário e economia. Reprodução/ Toro

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo