Beleza

 Dicas de tratamentos de varizes e como elas aparecem

À medida que a doença venosa progride, as varizes não tratadas começam a evoluir para outros problemas de saúde, como o edema. Não importa a cor da pele é tratável.

17 Jan 2023 - 19h45 | Atualizado em 17 Jan 2023 - 19h45
 Dicas de tratamentos de varizes e como elas aparecem Lorena Bueri

Varizes afetam cerca de 38% da população adulta no país, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Mulheres são as mais atingidas, correspondendo à metade desse percentual. As varizes não causam apenas um desconforto estético, mas as suas consequências podem ser bem complicadas.

Mesmo sendo benigna, alguns casos acarretam desconforto, dor e sinalizam um problema circulatório subjacente. Usualmente as varizes se manifestam de forma mais significativa em faixas etárias mais desenvolvidas, mas há casos de jovens que já produzem veias varicosas nos membros inferiores. Não obstante, da idade, o mais recomendado é que o paciente busque a orientação de um especialista para um diagnóstico.

O excesso de peso, uso de hormônios, o uso de calçados inadequados, tabagismo, falta de atividade física, consumo de álcool, manter-se por longos períodos sentado com as pernas pendentes ou em pé sem se movimentar, são hábitos lesivos que podem levar ao aparecimento de varizes nos membros inferiores.

Com o passar do tempo, esse contrapeso, além de causar o escurecimento das pernas, pode aumentar o risco de trombose e úlcera. Além disso, as varizes podem sangrar, ocasionando um quadro de varicorragia, que pode levar à perda de um elevado volume de sangue, devendo ser tratado imediatamente.

Salvo da idade ou da cor da pele, qualquer um está apto a ter varizes, assim como homens e crianças. Na pele negra, essas veias não se mostram de forma tão visível quanto na pele branca, mas pede um tratamento identicamente especial. Algumas vezes, a veia pode estar menos realçada na pele negra do que na pele branca, devido à tonalidade, todavia não é uma regra.


Tratamento nas pernas com varizes (Foto: Reprodução/ nuvelaveins/ Pinterest)


Existem basicamente três tipos de varizes: veias varicosas do tronco ou tronculares, são aquelas que estão localizadas próximo à superfície da pele. É comum que afete a veia safena e cause complicações como a flebite superficial, inflamação das varizes, e a trombose venosa profunda. Podem ser mais perigosos em questão de tratamento.

Telangiectasias ou Aranhas Vasculares são vasinhos, veias de fio, este tipo de varizes são pequenos vasos sanguíneos dilatados aproximadamente da superfície da pele. São menores que as outras, não representam grande distúrbio para a saúde vascular, apesar de também afetarem a devolução do sangue para o coração e podem provocar cansaço;

Varizes reticulares, são causadas por válvulas danificadas e fracas. O sangue pode aglomerar-se na área afetada e faz com que as veias dilatadas apareçam sob a pele. Comprometendo mais o exterior da aparência do que a saúde. De qualquer forma devem ser tratadas, pois sua existência significa que o sangue não está circulando como deveria.

O tratamento de varizes pode ser feito com diversas técnicas, como, por exemplo: laserterapia, escleroterapia com espuma ou glicose e nos casos mais críticos, uma cirurgia pode ser recomendada por um Angiologista. Segundo as características das varizes e dos sintomas como dor, inchaço ou o aparecimento de úlceras, contate seu médico e ache a melhor alternativa.

 

Foto destaque: Pernas em tratamento de varizes. Reprodução/ Polina Tankilevitch/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo