Beleza

Dicas de penteados para cabelos sujos ou oleosos

Segundo especialistas, cabelos oleosos devem ser lavados diariamente, entretanto a preguiça ou falta de tempo às vezes atrapalha, mas existem penteados fáceis e rápidos que podem ajudar.

28 Mar 2023 - 18h30 | Atualizado em 28 Mar 2023 - 18h30
Dicas de penteados para cabelos sujos ou oleosos Lorena Bueri

É normal acordar às vezes com preguiça de lavar, secar e ainda ter que modelar os fios, ou até mesmo porque deixou tudo para os últimos minutos, e acabou sem tempo, ou acordando atrasada para ter que arrumar as madeixas, mas existem saídas fáceis e rápidas que podem ajudar, servindo de soluções atemporais, mas que devem ser evitadas diariamente se possível.

As glândulas sebáceas que existem tanto no nosso couro cabeludo, como na pele, são encarregadas pela produção de sebo em nosso organismo. Essa oleosidade é uma produção de óleo é natural do corpo, que assegura a hidratação e nutrição da pele e dos fios. Podendo ser uma característica pessoal ou até mesmo secundária a distúrbios hormonais, como síndrome dos ovários policísticos.

Contudo, o cabelo sujo pode trazer mais danos, não somente pela oleosidade, mas quando não lavamos os fios por um longo período, outros resíduos que obstruem os poros aparecem prejudicando o crescimento e caspa é um dos problemas recorrentes. Para tinturas e às vezes para alguns penteados, existem algumas especialistas que afirmam que se o cabelo estiver sujo é melhor, entretanto um ou dois dias no máximo já é o suficiente, uma semana já é desnecessário.


Penteado para cabelos oleosos (Video: Reprodução/ Alice Trewinnard/ YouTube)


Como evitar cabelos oleosos, existem algumas dicas, todavia podem ser sintomas do próprio organismo, procurar uma dermatologista pode ser a melhor opção para descobrir. Mas existem passos simples que podem ser seguidos sem grande alarde, como: lave os cabelos diariamente, com produtos específicos; evite água quente, pois ela estimula a produção de óleo, a regra é lavar com água morna ou fria.

Aposte em shampoo reequilibrante e não por ser de uma determinada marca; pegue leve no condicionador, hidratação e mascaras capilares, evite a raiz na aplicação; tentar não passar muito a mão nos fios, principalmente se for liso; evite o uso de chapinhas, chapéus e não deixe a toalha úmida nos cabelos.

Se você já passou maizena nos cabelos, ela ajuda a reduzir o aspecto oleoso dos fios, como um shampoo a seco e passar um pouquinho de maisena na raiz pode ser uma dica importante para absorver a oleosidade quando necessária, deixa o cabelo mais soltinho, mas tenha certeza de que terá tempo para lava-lo de manhã até que aprenda a usá-la, ela pode ser usada para finalizar algum penteado solto, deixando os fios soltinhos em pouca quantidade.


Penteados para cabelos sujos ou oleosos (Foto: Reprodução/ Guiame/ Pinterest)


Para aqueles que possam ter os fios capilares oleosos, o adequado é que se lave, os cabelos diariamente, pois este tipo de madeixa precisa de uma limpeza mais frequente. Entretanto, às vezes acontece de não dar tempo de lavar o cabelo e preferencialmente tentar fazer um penteado rápido para lava-lo mais tarde é uma saída. Existem várias formas para camuflar a oleosidade, como, por exemplo: acrescentar volume ao cabelo sem shampoo a seco.

Penteado molhado com gel é rápido e simples e também dividir com um pente do lado oposto ao que você costuma usar pode ser outra sugestão, ou opte por outras formas como: coque samurai ou half bun; tiara; tranças embutidas; turbante ou faixa; coque alto ou high bun; rabo de cavalo e o coque desfiado ou messy bun. Coques, rabos de cavalos e tranças são os penteados mais usados nessas situações.

Para finalizar e manter a produção intacta, uma opção interessante pode ser a utilização de fixadores. Sprays ajudam, mas se deve manter a maleabilidade das madeixas e também pode ajudar a eliminar os fios arrepiados. Similarmente existe o spray de brilho que pode finalizar o look e também proteger da umidade.

 

Foto destaque: Coque para disfarçar. Reprodução/ Guiame/ Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo