Empreendedorismo

Dicas de empreendedorismo: como lidar com as rejeições

Levar um não é sempre difícil, mas é quase impossível não levar um não quando você está inserido no ramo de empreendedorismo. Aprender a lidar com a rejeição é o que diferencia e pode levar a uma prosperidade.

03 Out 2022 - 09h30 | Atualizado em 03 Out 2022 - 09h30
Dicas de empreendedorismo: como lidar com as rejeições  Lorena Bueri

A forma que cada pessoa interpreta uma negação é diferente. Nas primeiras vezes pode ser mais difícil e abalar um pouco mais, mas, com o tempo, lidar com esse tipo de situação pode ser mais fácil. A questão é que receber o "não" vem desde a infância, o problema é que não somos ensinados a lidar com essa frustação, nem tudo na vida será um sim. Mas, receber um "não", não significa que é uma rejeição absoluta, às vezes só não é aquele momento. Não é preciso desistir de tudo. 

É preciso aprender a lidar psicologicamente com situações que todo empreendedor passa. Na rejeição, existem vários tipos, e, apesar de ser difícil aprender lidar com a negação, ela pode ser um aliado para seu negócio prosperar. Isso porque você vai aprendendo a lidar com as pessoas do seu ramo, e vendo o que mais funciona.


@anapaulalimapsicologa 8 FATOS sobre a REJEIÇÃOAna Paula da R Lima, CRP-08/15011 #psicologia #relacionamento  #autoconhecimento #estadopresentedoamor #donaana Chopin Nocturne No. 2 Piano Mono - moshimo sound design

8 fatos sobre a rejeição. (Reprodução/Ana Paula Lima Psicologa/Tik Tok)


O primeiro passo para aprender a lidar com a rejeição é não deixar ela definir você e o seu negócio, apesar de os primeiros “nãos” serem muito difíceis, é preciso manter o foco e a cabeça erguida. Escutar um "não" significa uma aprendizagem para seu empreendimento, com a negação é necessário aprender a mudar a perspectiva, o que pode gerar uma oportunidade melhor no futuro por fazer você aperfeiçoar ainda mais o seu trabalho.

Também existem “nãos” que precisam ser ignorados. Nem todo tipo de negação é válida, às vezes a pessoa só não entende, principalmente quando é algo inovador, a mudança e tende a assustar muito. Por isso, é sempre preciso ser assertivo nas falas e explicar com a maior compreensão possível, além de sempre estar receptivo a responder as dúvidas.  

É preciso ter muita paciência e sabedoria para empreender, lidar com as pessoas não é fácil, mas com a persistência tudo fica mais tranquilo. Nem sempre as coisas saem do jeito que querem, e tá tudo bem. É preciso reconhecer isso, e lidar da melhor forma possível, dessa forma é muito mais simples de lidar com seu negócio.

 

Foto destaque: Homem fazendo sinal de não com o dedo. Reprodução/Monstera/Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo