O empreendedor bem-sucedido é obstinado e autoconfiante, além de saber identificar oportunidades de transações. Empreender com sucesso é arquitetar projetos e torná-los promissores e rentáveis. Para isso, é imprescindível dominar as habilidades emocionais, comportamentais, técnicas e cognitivas. E antes de mais nada o empreendedorismo é basicamente composto por 4 pilares, sendo a visão, resiliência, determinação e criatividade.
Conseguir impulsionar sua ideia, colocar o negócio no mercado, ter clientes bons e fiéis, são algumas das características que definem o sucesso para muitos empreendedores. Todos sabem que conquistar tudo isso não é fácil e não ocorre do dia para a noite. Pelo contrário, é necessário muito trabalho árduo, dedicação e empenho. Em uma visão mais reducionista, podemos entender como empreendedor aquele que inaugura algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que age antes, aquele que sai da área do sonho, do anseio e parte para o trabalho.
Garota no quarto dando inicio ao seu empreendimento (Foto: Reptodução/ Rodnae Productions/ Pexels)
Um exemplo de empreendedor de sucesso é Mark Zuckerberg. Fundador e criador da maior rede social do mundo, o Facebook. Zuckerberg expandiu seus negócios comprando outras redes sociais como o Instagram e atualmente possui uma fortuna por volta de US $97 bilhões, segundo a Forbes. Se deve identificar e agarrar as oportunidades por excelência, é a grande honra do empreendedor de sucesso. É necessário que antes o pré-empreendedor desenvolva essa capacidade, agindo sempre.
Algumas características de um bom empreendedor básicas seriam: ter iniciativa, buscar oportunidades, persistência, exigir qualidade até mesmo de si, arriscar, estabelecer metas, comprometimento, respeito, monitoramento, capacitação constante, autoconfiança, visão empreendedora entre outros. E de uma empresa: O respeito, responsabilidade acima de tudo, segurança, qualidade em produtos, compromisso com o crescimento, cuidado consigo mesmo, ética, honestidade e muito mais.
Vontade de trabalhar, dedicando-se plenamente e de forma intensa ao seu negócio. Automotivação, encontrando a realização pessoal no trabalho e suas soluções. Formação permanente, buscando constantemente informações sobre o mercado e atualização profissional sobre novas técnicas gerenciais. Tudo isso e mais se deve aplicar e é bom considerar que um empreendedor do futuro sabe vender as suas ideias, com a persuasão como característica dominante.
Foto destaque: Empresário sênior . Reprodução/ Andrea Piacquadio/ Pexels