Empreendedorismo

Dicas de como fazer a importação de peças

Ao entender como importar peças, conseguirá tomar decisões adequadas para o seu empreendimento e poderá usufruir os benefícios proporcionados pela aquisição, se destacando.

16 Mar 2023 - 19h30 | Atualizado em 16 Mar 2023 - 19h30
Dicas de como fazer a importação de peças Lorena Bueri

A importação de peças é uma aplicação interessante para as empresas que desejam obter um ganho competitivo, melhorando o seu posicionamento no mercado. Normalmente, as peças são obtidas por um valor mais baixo que as nacionais. É necessário lembrar que todo processo de importação exige um planejamento eficaz para evitar transtornos. Ao decidir comprar peças produtos em outros países, é necessário conhecer a respeito da legislação e dos requisitos para realizar a operação.

Na realidade, todos os produtos automotivos podem ser importados, com exceção de algumas peças específicas, como pneus e baterias, que precisam de uma regulação interna. Alguns produtos chegam a custar 90% menos do que os vendidos no Brasil e mesmo com os tributos eles continuam mais baratos.

Por isso a importação é uma ótima saída para quem tem um bom planejamento de estoque e pode esperar por um frete mais demorado. Para quem precisa de algo com mais fugacidade, é possível optar por entrega com transportadoras privadas, mas deve estar preparado ter despesas mais elevadas.


Armazém (Foto: Reprodução/ Tiger Lily/ Pexels)


Um dos passos para iniciar a importação de peças de veículos é garantir que a empresa, possua toda a documentação atualizada e legalizada. É recomendado que o CNPJ esteja em situação regular nas atividades da empresa e que sejam possíveis a importação e exportação de produtos.

Algumas dicas de como dar início, são: defina o nicho da sua loja; confirme as questões legais; faça muitas pesquisas; fique por dentro de todos os processos legais e jurídicos necessários e evite surpresas; verifique as taxas e impostos; procure por fornecedores confiáveis, cuidado, às vezes o mais barato pode sair caro; conheça as normas de importação; organize a logística de entrega dos seus produtos; avalie o tempo de entrega; considere o frete; certifique da emissão de nota fiscal e faça um teste, realizando a compra e todo o processo.

Uma dica de importação para produtos em abundância é fazer importações via trading, é uma das formas mais indicadas para quem não quer ter trabalho com processos burocráticos de importação e transporte.

Trading são empresas que se especializam em cuidar dos trâmites burocráticos na importação, fazem todo o serviço de acompanhamento desde o momento da compra até a entrega das mercadorias no Brasil. Objetivam cada passo na importação, desde a emissão de documentos pelo exportador até a liberação pela alfândega no Brasil, sendo capaz, inclusive, de cuidar do armazenamento logístico e de sua distribuição.

 

 

Foto destaque: Navio com containers. Reprodução/ Attie Heunis/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo