Empreendedorismo

Dicas de como fazer a Prospecção de novos clientes

Antes de procurar novos clientes, as empresas devem definir quais tipos de clientes estão buscando e desenvolver um relacionamento, obtendo metas de antemão para futuros consumidores.

13 Abr 2023 - 19h35 | Atualizado em 13 Abr 2023 - 19h35
Dicas de como fazer a Prospecção de novos clientes Lorena Bueri

De maneira abreviada, prospecção significa conseguir clientes em potencial, também conhecido como prospect, que constitui-se em entrar em contato com consumidores em potencial. Seu objetivo é construir uma primeira etapa do relacionamento comercial entre você e um potencial cliente. E tentar abrir vendas logo no início do contato pode abortar uma relação promissora, tendo a chance de render alguma indicação romper.

Para uma eficiente prospecção de novos negócios, é preciso passos simples como: fazer uma lista de clientes em potencial; pesquisar sobre seus prospects; iniciar o primeiro contato com eles; fazer outros contatos, continuamente; qualificar os leads bons e agendar uma reunião presencial, contudo não para aqui, esses são pontos iniciais e cruciais.


Como prospectar clientes (Video: Reprodução/ Thiago Concer/ YouTube)


Anúncios e inbound de marketing são aspectos diferentes de uma prospecção ativa. O departamento de marketing desenvolve anúncios, já os vendedores fazem ligações para os Leads que têm mais qualidade e potencial de fechamento, sendo aqueles que estão mais prontos para obterem uma oferta comercial, tendo em vista que o objetivo mútuo são os mesmos, atingir potenciais clientes.

Como fazer prospecção de novos clientes são perguntas constantes quando se têm um negócio e além das dicas a cima já citadas, existem outras menos amplas e mais definidas, como: monte um planejamento, um business plan é o primeiro passo sempre; estabeleça metas, ter isso bem definido pode ajudar; conheça bem os produtos e os serviços da sua empresa; estude a concorrência e demostre sempre educação e valores.

Crie um relacionamento verdadeiro com seus contatos após os primeiros contatos já feitos; o primeiro momento do processo é essencial para sustentar o que vem depois; não desista, mas saiba a hora de parar; faça pesquisas, se informe sobre a pessoa para quem vai ligar, por exemplo, tente descobrir antes o tamanho da empresa; a área de atuação; seus concorrentes e a sua situação atual no mercado. O ponto mais importante é conhecer as necessidades do cliente antes mesmo do primeiro contato.

 

Foto destaque: Clientes em potencial. Reprodução/ empreenderfit/ Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo