Moda

Dicas de como escolher o tênis adequado para exercícios físicos

Ao contrário do que as pessoas pensam, não se deve escolher o tênis pela estética ou pelo estilo do momento, pois cada atividade física exige um tênis específico, podendo ser visivel na sua saúde.

04 Abr 2023 - 19h00 | Atualizado em 04 Abr 2023 - 19h00
Dicas de como escolher o tênis adequado para exercícios físicos Lorena Bueri

Se está começando a praticar exercícios, desde corrida, caminhada ou qualquer outro esporte, ou se já faz exercícios há anos, com certeza deve saber que existe um tênis específico para cada esporte diferente e pode fazer toda diferença no seu desempenho ou na sua saúde. Os mais pesados; solados retos; leves; tecnológicos, existem modelos para todos os gostos. Mas é difícil escolher o mais apropriado para o seu propósito e a melhor opção é pesquisar e conversar com um profissional.

A escolha do tênis é muito importante porque minimiza as consequências de sobrecarga causadas pelo impacto em cada pisada errada no solo, por exemplo, corrida pede calçados com um sistema de amortecimento mais preparado, outras atividades, como: musculação, bicicleta, e o crossfit não exigem nada tão excessivo.

Grandes marcas ou grandes lançamentos nem sempre são a melhor opção, caso opte por alguma marca conhecida, dê uma olhada nos comentários em toda a internet, procure obter mais informações, pois pagar um valor exorbitante não é a melhor escolha, tênis apertado, machucando, dói a sola do pé, machuca a joanete, aperta em cima, existem muitas reclamações assim dos novos lançamentos de tênis da Nike, por exemplo.

Caso não use o tênis adequado, ou confortável o suficiente, existe o grande risco de lesões, como: fascite plantar, tendinite, dor no joelho, dor na coluna, metatarsalgia (dor frente do pé), entre outras lesões. A longo prazo, lesões podem se desenvolver e a má absorção de impacto pode levar a fraturas por impacto repetitivo caso o tênis não possua a aderência correta, causando doenças, lesões, nos ossos, músculos do pé e nas costas.

Outro agravante é que doenças mal curadas ou que não foram tratadas corretamente podem se tornar um problema grave e afetar toda a estrutura corporal, algumas delas não aparecem na hora e sim após alguns meses.


Opções de tênis, por performance e valores (Video: Reprodução/ Tênis Certo/ YouTube)


Existem algumas opções que profissionais como um podólogo pode oferecer, como uma palmilha adequada para o seu tipo de pé, após uma análise e consulta, podendo ser feita ou às vezes comprada pronta, tendo como objetivo minimizar o atrito sofrido nos pés, tanto de profissionais como de amadores durante as competições ou exercícios do dia-a-dia, melhorando a atuação física e prevenindo lesões ou outros problemas que podem ocorrer durante qualquer exercício físico.

Na Alemanha existe a opção de ir em um podólogo esportivo e eles fazem o tênis sob medida, conforme as funcionalidades do seu pé, seu peso e para cada esporte praticado. Infelizmente aqui no Brasil ainda não temos está opção, no máximo são as palmilhas que podem ser fabricadas sob medida. Mas existem em casa, estado do país, loja como a Decathlon, que possuem tênis para cada esporte, com preços variados.

O que pode te ajudar a escolher um tênis correto: não busque marcas conhecidas, verifique a credibilidade da marca com pesquisas; confira o material do calçado; analise seu peso para tentar analisar, pesquisando e conversando com o podólogo, quanto tempo o tênis pode durar; analise o tipo do solado, tênis que possuem amortecedores podem ser um truque para ter apenas que troca-los mais rápidos já que possuem uma vida de no máximo 3 meses.

Considere o formato do seu pé e o tipo de pisada, talvez um número maior em exercícios como caminhada; considere o local onde você usará o calçado, asfalto, pedra, estrada, tudo isso conta e entenda as características do seu corpo.

Tão importante quanto escolher o tênis correto é entender que existe a hora de trocá-lo. O ideal é o conforto sem ter que gastar muito, pois logo terá que trocar, principalmente se faz exercícios diários. A vida de um tênis para quem pratica esporte todos os dias é de no máximo 3 meses, podendo diminuir e aumentar dependendo do esporte, do tempo praticado e do seu pé.

Por tanto, se pagar um valor muito alto no tênis porque ele é de uma marca x ou porque é super trend, saiba que pode ter consequências sérias na sua saúde e se for o específico, saiba que terá que comprar outro logo.

 

 

Foto destaque: Corrida com tênis adequado. Reprodução/ Andrea Piacquadio/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo