Empreender na Prática

Dicas de como definir preço de venda para o seu produto ou serviço

Ao conhecer os gastos variáveis e fixos, estipulando a margem que se deseja alcançar, é possível formar um preço de venda. Para empresas eficientes é preciso sempre estar alerta as margens praticadas em serviços e produtos.

3 min de leitura
22 Nov 2022 - 21h30 | Atualizado em 22 Nov 2022 - 21h30

A definição do valor adequado e a venda de um produto e serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço do estabelecimento e o valor calculado dos produtos totais. Estabelecer a política de valores é tão importante quanto a qualidade de seu produto e as estratégias de marketing da sua empresa.

 É imperativo que o empresário saiba calcular gastos, visando a margem de lucro e o ponto de equilíbrio operacional do seu negócio para desenvolver o preço do seu produto ou serviço. O valor do produto deve ser igual ao custo das matérias-primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.

Para se tornar uma empresa com política de vendas competitiva, é essencial entender os pontos de uma precificação competente. A realização de precificação baseando-se na competição entre concorrentes é feita por meio de análises dos preços de concorrentes, de estabelecimentos com um preço um pouco maior ou menor do que o deles.

Pontos de uma precificação correta. Calculando custos por unidade do produto, respeitando as margens, contabilizando despesas, estudando o mercado, entendendo e conhecendo o markup e o muito importante visando a margem de lucro do mercado. Um dos importantes motivos de se entender os cálculos são que o valor deve ser suficiente para conseguir quitar os custos e despesas, ou ficará em dívidas.


Mercadorias expostas para o cliente.(Foto:Reprodução/Tomas Anunziata/Pexels).


Visando algumas das estratégias usadas para valores competitivos, a gestão estratégica de custos, se consiste em métodos com objetivos de melhorar os processos de aperfeiçoamentos e criações de valores, tentando sempre aumentar a lucratividade com possibilidades para diminuir custos de produção.

Assim, conseguirá avaliar toda a sua cadeia de produção. Alguns estratagemas usados são: Fique atento ao giro do seu produto, saiba identificar o público-alvo, fique a tento ao preço da concorrência, evite promoções constantemente, preços baseados em valores, preço de custo acrescido e compre bem, esse é o segredo que todo mundo conhece. 

Foto Destaque: Valores em Frutaria. Reprodução/Yibei/Pexels.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo