Beleza

Dicas de ativos para usar tanto no verão como no inverno

O uso de ativos pode ser benéfico para a sua skin care, entretanto se deve pedir a ajuda de um profissional para saber qual ativo é recomendado para o seu tipo de pele

12 Fev 2023 - 18h00 | Atualizado em 12 Fev 2023 - 18h00
Dicas de ativos para usar tanto no verão como no inverno Lorena Bueri

Saber qual é o seu tipo de pele e identificar quais substâncias podem atender às suas necessidades durante as estações do ano pode deixar a sua pele mais bonita. Os ativos como aloe vera e vitamina c, possuem uma ação antioxidante e ajudam a controlar a produção de melanina, que cresce tanto pela exposição solar quanto pelo calor, combatendo o envelhecimento precoce, câncer de pele e o melasma.

No verão, a pele tende a ficar mais exposta ao sol, ficando mais propensa à formação e piora de manchas. Por tanto é necessário garantir a presença de ativos que, somados ao filtro solar, protejam a pele. Ativos para a pele em dias ensolarados: manteiga de karité; niacinamida; ácido ferúlico; frutas vermelhas; aloe vera; resveratrol e vitamina c.

Os ingredientes ativos são as substâncias adicionadas às fórmulas de produtos cosméticos para agir diretamente na pele, satisfazendo uma certa necessidade do tecido cutâneo, seja como hidratação, calmante ou ação antienvelhecimento, contudo, não é somente no verão que a nossa pele sofre e precisa de hidratação. No inverno a pele fica super seca e necessita de um cuidado rigoroso.

No frio a pele fica mais sensível e ressecada, além de desencadear problemas mais sérios, como psoríase e dermatites, além de outras doenças que acabam intensificando com a estação mais gelada.


Ativos sendo aplicados por dermatologista (Foto: Reprodução/ Anna Shvets/ Pexels)


Ativos para a pele seca em dias de inverno indicados são: vitamina c; niacinamida; ácido hialurônico; melaleuca; ácido glicólico; ácido salicílico; resveratrol e o retinol. Todavia se deve considerar que todos os ativos assim como hidratantes são indicados no geral, mas se deve considerar o seu tipo de pele e entrar em contato com um profissional, um dermatologista, por exemplo, irá fazer a indicação correta, evitando problema como alergias do produto ou o seu uso adequado.

Não é fácil saber quais substancias usar e muitas vezes o auxílio de um médico pode ajudar, pois para acertar na escolha tanto de ativos como produtos gerais, é necessário analisar o tipo de pele e os ingredientes indicados. Conhecer a funcionalidade de cada ativo é essencial para entender os benefícios que eles podem proporcionar para a sua pele.

Responsáveis pela ação específica de um cosmético e normalmente são as substâncias destacadas nos rótulos contribuindo para o marketing de determinado produto. O princípio ativo, assim como a sua ação na formulação cosmética, está relacionado a sua estrutura química, que se usado de forma correta, pode servir de grande ajuda para a sua pele e cabelos.

A hidratação da pele começa de dentro para fora, por tanto exercícios físicos, ingestão de água e uma alimentação saudável é recomendado e com a ajuda de uma dermatologista pode se fazer exames para descobrir se existe algum tipo de alergia e quais ativos será benéfico para a sua pele. Para uma pele bonita e bem cuidada exige trabalho e boas atitudes.

 

 

Foto destaque: Mulher com a pele hidratada fora do sol. Reprodução/ Fernando Ramirez Poveda/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo