Saúde

Diabetes pode ser identificada pela aparência dos pés

Atenção e cuidado com os pés deve ser redobrada para pacientes com diabetes ou pré-diabéticos. Manter consultas regulares a um médico ou podólogo pode prevenir o avanço da doença.

18 Jun 2022 - 14h30 | Atualizado em 18 Jun 2022 - 14h30
Diabetes pode ser identificada pela aparência dos pés Lorena Bueri

O diabetes é uma doença caracterizada pela falta ou má absorção de insulina, um hormônio que realiza o transporte da glicose (açúcar) do sangue para dentro das células. Segundo especialistas, acompanhar a aparência e saúde dos pés é uma boa forma de se prevenir contra a doença ou diagnosticar o problema de forma mais rápida.

Segundo Tarissa Petry, endocrinologista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o cuidado com as pernas e pés é importante, pois são nessas partes do corpo que os primeiros sinais da neuropatia diabética podem ser observados. “A glicose alta no sangue começa a grudar nas proteínas do corpo, o que causa inflamação. Isso acontece primeiro nos pequenos vasos e nos pequenos nervos. Esses pequenos nervinhos estão principalmente nas extremidades e vão sendo lesados. Nos pés a inflamação é mais comum e aí acontece a neuropatia diabética, que é a perda da sensibilidade, acontecendo em primeiro lugar no pé”.

Ainda de acordo com a médica, pessoas que não estão com os níveis glicêmicos controlados, pré-diabéticos ou pessoas com diabetes têm grandes chances de desenvolver a neuropatia diabética.

O podólogo e médico cirurgião, Brad Schaeffer explica como é feita a análise dos pés nos centros de especializados de podologia, “Nós olhamos para a pele, pulsos e nervos para determinar quaisquer condições subjacentes. Diabetes é provavelmente o diagnóstico mais comum que podemos avaliar durante um exame do pé”.


Teste de glicemia é utilizado para medir a taxa de açúcares na corrente sanguínea. (Foto: Reprodução/Blog Drauzio Varella)


Problemas graves como cegueira, danos renais, doenças cardiovasculares, amputações de membros e até morte prematura podem ser desencadeados pela alta concentração de açúcar no sangue, resultante da dificuldade do organismo em produzir insulina e consequentemente transportar a glicose para as células. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF na sigla em inglês) 16,8 milhões de brasileiros, de 20 a 79 anos, são afetados pela doença e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o diabetes está associado a pelo menos 1,5 milhão de mortes todos os anos no país.

Sinais de alerta

Caso você note um ou mais desses sinais em você, ou pessoas próximas procure um médico, ou centro especializado.

  1. Feridas que não cicatrizam;
  2. Pele brilhante e lisa;
  3. Perda de sensibilidade nos membros inferiores;
  4. Perda de pelo nas pernas e pés;
  5. Pés inchados e que não suam.

Foto Destaque: Consulta com médico especialista é necessária para diagnosticar a diabetes ou o pé diabético. Reprodução/Ministério da Educação.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo