O que é diabetes?
A diabetes é uma doença crônica, causada por problemas na absorção ou má formação do hormônio produzido pelo pâncreas, que gera a elevação dos níveis de açúcar no sangue.
A insulina desempenha um importante papel no nosso corpo, sendo a responsável por quebrar as moléculas de glicose para produzir energia que será distribuída a todo o organismo.
Problemas nesse hormônio podem gerar queima deficitária do açúcar e, consequentemente, a sua utilização para formar outras substâncias como, músculos, proteínas e gorduras, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo.
Principais sintomas da diabetes
A diabetes pode apresentar diversos sintomas que, identificados precocemente, auxilia no diagnóstico rápido e facilita o tratamento, dentre eles, destacam-se:
- Impotência sexual
- Infecções nas unhas e pele
- Poliúria, muita urina e sensação de desidratação
- Aumento do apetite
Testagem de glicose para diabetes (Foto: Reprodução/Revista Abrale)
Tratamentos para diabetes
Para explicar melhor, entenda os tipos de diabetes:
Tipo 1 – Resulta da baixa produção de insulina, ocorre geralmente na infância e adolescência.
Tipo 2 – A insulina do corpo não consegue quebrar as moléculas, ocorre geralmente por volta dos 40 anos de idade.
No tipo 1, o tratamento baseia-se na injeção diária de insulina para suprir a falta no organismo, no tipo 2, a doença pode ser tratada por medicamentos orais, além dos tratamentos médicos, a dieta também é fundamental para controlar a patologia, valendo-se da elaboração de um cardápio especifico, fumo deve ser evitado e exercícios físicos incluídos na rotina.
Como evitar a diabetes?
Existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a doença, dentre eles, destacam-se o cuidado com a alimentação, um prato equilibrado colabora para o funcionamento adequado do corpo.
Exercite-se! Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, 27% dos casos de diabetes decorre da falta do sedentarismo.
Controle o peso e o acúmulo de gordura em alguns órgãos pode sobrecarregar as células produtoras de insulina, dificultando a produção do hormônio.
Foto Destaque: Paciente realizando teste de medição de açúcar no sangue. Reprodução/ Medicinasa