Saúde

Diabetes: Você realmente conhece a doença?

A Diabetes é uma doença bastante conhecida, mas será que você sabe como funciona o tratamento, diagnóstico, sintomas, dentre outros fatores que podem colaborar para o controle da patologia?

27 Jun 2022 - 16h26 | Atualizado em 27 Jun 2022 - 16h26
Diabetes: Você realmente conhece a doença? Lorena Bueri

O que é diabetes?

A diabetes é uma doença crônica, causada por problemas na absorção ou má formação do hormônio produzido pelo pâncreas, que gera a elevação dos níveis de açúcar no sangue.

A insulina desempenha um importante papel no nosso corpo, sendo a responsável por quebrar as moléculas de glicose para produzir energia que será distribuída a todo o organismo.

Problemas nesse hormônio podem gerar queima deficitária do açúcar e, consequentemente, a sua utilização para formar outras substâncias como, músculos, proteínas e gorduras, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Principais sintomas da diabetes

A diabetes pode apresentar diversos sintomas que, identificados precocemente, auxilia no diagnóstico rápido e facilita o tratamento, dentre eles, destacam-se:

- Impotência sexual

- Infecções nas unhas e pele

- Poliúria, muita urina e sensação de desidratação

- Aumento do apetite


Testagem de glicose para diabetes (Foto: Reprodução/Revista Abrale)


Tratamentos para diabetes

Para explicar melhor, entenda os tipos de diabetes:

Tipo 1 – Resulta da baixa produção de insulina, ocorre geralmente na infância e adolescência.

Tipo 2 – A insulina do corpo não consegue quebrar as moléculas, ocorre geralmente por volta dos 40 anos de idade.

No tipo 1, o tratamento baseia-se na injeção diária de insulina para suprir a falta no organismo, no tipo 2, a doença pode ser tratada por medicamentos orais, além dos tratamentos médicos, a dieta também é fundamental para controlar a patologia, valendo-se da elaboração de um cardápio especifico, fumo deve ser evitado e exercícios físicos incluídos na rotina. 

Como evitar a diabetes?

Existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a doença, dentre eles, destacam-se o cuidado com a alimentação, um prato equilibrado colabora para o funcionamento adequado do corpo.

Exercite-se! Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, 27% dos casos de diabetes decorre da falta do sedentarismo.

Controle o peso e o acúmulo de gordura em alguns órgãos pode sobrecarregar as células produtoras de insulina, dificultando a produção do hormônio.

 

Foto Destaque: Paciente realizando teste de medição de açúcar no sangue. Reprodução/ Medicinasa

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo