Saúde

Dia mundial da menopausa: conheça os avanços e o tratamento

Conheça os sintomas e o que pode ser feito para ajudar com a menopausa, que acontece após a interrupção natural dos hormônios femininos nesse período de vida da mulher

18 Out 2022 - 10h40 | Atualizado em 18 Out 2022 - 10h40
Dia mundial da menopausa: conheça os avanços e o tratamento Lorena Bueri

Nesta terça-feira (18), é celebrado o dia mundial da menopausa, que enfatiza a conscientização da saúde feminina, além de ressaltar o acompanhamento médico e a busca pela qualidade de vida da mulher.

Cientificamente, a menopausa é um período na vida feminina em que ocorre, de forma natural, as interrupções da menstruação, os ovários não conseguem mais produzir os hormônios femininos.  Essa fase geralmente ocorre entre 48 a 51 anos de idade, em média.  

A interrupção desses hormônios, marcam um período de transição na vida da mulher, com longa duração. Nessa fase, os ginecologistas ressaltam a prevenção do câncer de mama e a osteoporose. 


 

Menopausa (Foto: Reprodução/ Instagram)


Especialistas ressaltam que alguns sintomas da menopausa aparecem em um período de transição para a pré menopausa.  “A mulher pode ter nesse período a instabilidade vasomotora, que são as ondas de calor ou fogachos, e alteração menstrual, os ciclos começam a ficar irregulares”, afirma Edmund Baracat, médico ginecologista do Estado de São Paulo (Sogesp).

“São acometimentos súbitos de calor em geral, pega a parte superior do tórax, pescoço e rosto. A onda de calor vem, dura poucos minutos, mas a impressão é de que dura muito mais, pelo incômodo desse sintoma. Em geral tem uma aceleração cardíaca acompanhada de sudorese. Esses sintomas acontecem em geral durante a noite, prejudicando o sono da mulher”, ressalta o médico César Eduardo Fernandes, professor de ginecologista da faculdade de medicina do ABC. 

Conheça alguns sintomas da menopausa, de acordo com Associação de Obstetrícia e Ginecologia do estado de São Paulo (Sogesp). O fim da menstruação está associado com a diminuição da produção de hormônio feminino, mudanças no organismo podem ser sentidas a curto, médio e longo prazo. Os outros sintomas são, as sensações de muito calor, tontura, alteração de humor, baixa libido e dor de cabeça. 

Foto destaque. Mulheres na menopausa. Reprodução/ instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo