Notícias

Dia Mundial do Doador de Sangue, entenda mais sobre como doar

O Dia Mundial do Doador de Sangue tem o intuito de divulgar e conscientizar sobre a doação de sangue, principalmente por conta da pandemia de Covid-19 afastou ainda mais possíveis doadores.

14 Jun 2022 - 22h20 | Atualizado em 14 Jun 2022 - 22h20
Dia Mundial do Doador de Sangue, entenda mais sobre como doar Lorena Bueri

Nesta terça-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue é uma data pensada para promover a conscientização sobre a importância da doação para o serviço público. A transfusão de sangue é fundamental para o tratamento de pessoas que sofrem de uma série de doenças ou vítimas de acidente, desastres naturais e conflitos com armas de fogo ou armas brancas. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a necessidade de sangue é universal, mas que o acesso ainda é limitado especialmente em países de baixa e média renda, onde a escassez afeta especialmente mulheres e crianças, que tendem a ser as pessoas que mais necessitam de sangue.  


Foto da campanha de doação de sangue. (Foto: Reprodução/ Raimundo Valentim/ Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas)


A médica hematologista do Hospital Anchieta de Brasília, Jackeline Felix, explica que doar sangue é um processo fácil, rápido e seguro, não é muito diferente de fazer exame de sangue. Desde o início da pandemia de Covid-19, os bancos de sangue se adaptaram à situação atual e buscaram evitar aglomerações. 

Os médicos atribuem a falta de doadores aos diversos aos mitos sobre a doação.O medo da dor, acreditar que não se encaixa no perfil de doador e a pandemia também contribuem para afastar as pessoas dos hemocentros.

“Motivos sazonais como as férias escolares de meio do ano e alta temporada de viagem, o aumento de doenças respiratórias com a chegada do frio e da seca, além da pandemia da Covid-19, fazem com que as pessoas fiquem mais em casa e deixem de ir aos bancos de sangue. Todos esses fatores levam à redução das doações”, explica a médica.

“A coleta de bolsas de sangue é feita com material descartável, esterilizado e com produtos registrados na Anvisa. A doação propriamente dita, não dura mais de 15 minutos. É necessária a observação do doador por alguns minutos, previamente à sua saída do banco de sangue, para verificar se não há quaisquer sintomas, como mal-estar, tontura e fraqueza”, explica a doutora.

Mesmo a coleta sendo super fácil e acessível ela demanda algumas condições específicas para que o sangue doado tenha um melhor aproveitamento para que receberá a doação.  

  • Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos 3 horas antes da doação.
  • Caso seja após uma refeição, aguardar 2 horas.
  • Dormi pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Ter entre 16 a 69 anos e pesar acima de 50 kg.
  • Já ter doado antes dos 60 anos, caso tenha entre 60 e 69 anos.
  • Máximo de quatro doações por ano para homens e três para mulheres.
  • Intervalo mínimo entre uma doação e outra de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

 

Foto Destaque: Doação de Sangue. Reprodução/ Miva Filho/ SES. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo